INFO – MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS


Caríssimos Pais e Encarregados de Educação,

Atentos à evolução do surto de COVID-19 e preocupados com a defesa da saúde dos membros da nossa comunidade educativa, a Direção do Colégio da Rainha Santa Isabel, depois de ouvida a Direção da Associação de Pais anuncia as seguintes informações e medidas, que a qualquer momento podem ser alteradas dependendo da evolução da situação:

1. O CRSI elaborou um Plano de Contingência, já em aplicação e devidamente publicado no site do Colégio e partilhado no site da Associação de Pais do Colégio da Rainha Santa Isabel. Este prolongar-se-á, necessariamente, até ao final do 2.º Período, de forma a implementar medidas preventivas para contenção da propagação de COVID-19.

2. A partir de quarta-feira, 11 de março, serão suspensos ou adiados todos os eventos públicos extraordinários de âmbito científico, artístico, cultural e desportivo, que impliquem aglomerações excecionais, nomeadamente:

  • Atendimento presencial de Encarregados de Educação (privilegiar o contacto por e-mail ou via telefone);
  • Audições musicais;
  • Encontro de Reflexão do 8.o ano;
  • Sacramento da Reconciliação;
  • Inspiring Future (12.o ano);
  • Eucaristia de 19 de março;
  • Atividades do Dia do Pai da Educação Pré-escolar e do 1.o CEB;
  • (H)Ora com Jesus do 10.o ano;
  • Entrega das avaliações aos pais (a ficha individual do aluno ficará disponível na Plataforma INOVAR+ na data já prevista para a entrega das avaliações – seguirão orientações mais precisas em relação a este processo)

3. Relativamente às aulas de Educação Física, estão a ser tomadas as devidas precauções, nomeadamente a desinfeção, no início e final de cada aula, do material desportivo utilizado; também se reforçou a desinfeção de corrimãos em todo o espaço escolar e uma limpeza e desinfeção mais amiúde de balneários e espaços comuns. Também os alunos desinfetam as mãos antes e depois de cada aula com solução de álcool gel, disponibilizada pelo Colégio para o efeito.

4. Em cada dia, no primeiro tempo da manhã, os professores têm relembrado as medidas de higiene e de etiqueta respiratória, nomeadamente:
a. Evitar o cumprimento dos colegas que implique contacto físico;
b. Para a higiene das mãos, cada aluno deve trazer a sua própria solução à base de álcool, e utilizá-la sempre que seja conveniente (no final do intervalo, antes das refeições, depois de se assoar, tossir ou espirrar, etc.)
c. Em caso de secreções nasais, relembramos:
– o uso de lenços de papel, uma única vez, para se assoar;
– deitar os lenços de papel num caixote do lixo e lavar/desinfetar as mãos de seguida;
– tossir ou respirar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
– evitar tocar nos olhos, nariz e boca, com as mãos sujas ou contaminadas com secreções.

5. A sala de aula foi reorganizada para manter um espaço efetivo entre as mesas dos alunos e tem sido arejada no final de cada tempo letivo, abrindo as janelas.

6. Temos aconselhado alunos que vieram de áreas com transmissão comunitária ativa do novo COVID-19, ou que tiveram contacto com alguém nestas circunstâncias, a realizar voluntariamente o período efetivo de quarentena, o que tem sido bem acolhido pelas famílias. Todas estas medidas já estão em vigor. Caso as condições assim o justifiquem, poderão ser adotadas novas medidas, que serão, de imediato, acionadas e comunicadas aos Pais.

Confiamos que toda a nossa comunidade educativa irá seguir estas diretrizes, preservando a saúde pública e, simultaneamente, salvaguardando a regular atividade letiva.

A Direção