Plano de Ensino à Distância do Colégio da Rainha Santa Isabel 20/21
Façamos todos os esforços por aperfeiçoar a educação e elevá-la ao grau de perfeição que é possível…
(AMJ, Carta 113)

Plano de E@D – CRSI
Plano de Ensino a Distância do Colégio da Rainha Santa Isabel
de acordo com as Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo de 2020/2021 (ME, agosto 2020), a Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020 de 20 de julho e a restante legislação em vigor
Com o objetivo de garantir que todas as crianças e todos os alunos continuam a aprender no presente contexto, a DGE solicitou a elaboração de um Plano de Ensino a Distância (E@D), tendo em conta a realidade de cada escola.
Este é o Plano do Colégio da Rainha Santa Isabel, implementado e a implementar, num processo dinâmico, adaptável às situações e circunstâncias específicas de cada momento da sua execução.
1. Definição das estratégias de gestão e liderança:
A Direção coordena, na generalidade, a forma como se organizam todos os ciclos de ensino. Cada Departamento, cada Ciclo, cada ano e cada turma, dão resposta a esta nova realidade.
A Direção define as formas de organização de reuniões/encontros/esclarecimentos, que funcionam, habitualmente, com acesso à Plataforma ZOOM.
Voltando a este modelo de ensino, os compromissos assumidos pelo Colégio, com os Encarregados de Educação, mantêm-se. São eles:
- Educação Pré-Escolar
- Reforçada, de forma sensata e equilibrada, uma presença diária das Educadoras, síncrona e assincronamente.
- As ofertas das atividades curriculares como o Despertar Religioso, o Inglês, a Música, a Educação Física e o Ballet, continuarão a animar regularmente os dias dos alunos.
- 1.º, 2.º e 3º CEB e Secundário
- Assegurada, em todos os ciclos, de forma sensata e equilibrada, uma presença síncrona diária dos professores para orientação educativa, acompanhamento e esclarecimento de dúvidas. Os alunos têm atividades e apoio pedagógico a distância e terão as suas avaliações e o seu ano letivo certificado.
2. Estratégia e circuito de comunicação
2.1. Em alinhamento com as orientações pedagógicas da Direção, foi criada uma equipa de apoio tecnológico que organiza os meios, dá orientações e capacita os professores, sobre soluções de comunicação. Esta equipa é constituída pelos Professores: Afonso Athayde, Emanuel Dias, Fernando Figueiredo, João Oliveira e Rui Tapadinhas.
“Esta equipa deve, entre outros aspetos, listar as opções de cada Conselho de Turma, em termos de comunicação com os alunos, para que se evite uma dispersão por plataformas e formas de cooperação” (Roteiro E@D, DGE, 2020).
A UNESCO sugere que se combinem “várias ferramentas disponíveis e evitar pedir aos alunos e pais que baixem ou testem demasiadas plataformas” (ONU News, 2020).
2.2. Os coordenadores de ciclo e de departamento, nas questões do acompanhamento e da concretização das orientações pedagógicas, “devem demonstrar confiança no trabalho em curso, bem como transmitir tranquilidade e disponibilidade para esclarecimentos” (Roteiro E@D, DGE, 2020).
2.3. O Diretor de Turma desempenha uma função central ao nível da articulação entre professores e alunos. Considera-se ser da responsabilidade do Diretor de Turma:
- Manter sempre um canal de comunicação aberto – o Diretor de Turma é, nestas circunstâncias, ainda mais, o rosto do Colégio.
- A articulação entre o Conselho de Turma e os alunos.
- Cuidar de cada aluno da sua turma e do grupo.
- Ajudar os alunos a criar rotinas de trabalho.
- Manter a realização de uma aula de Cidadania e Desenvolvimento semanal, para comunicação regular com os alunos.
- Definir diferentes tarefas para diferentes alunos, nomeadamente o delegado e o subdelegado de turma, o delegado pastoral e o delegado cultural. Será importante continuar a delegar tarefas/responsabilidades de dinamização da Turma.
- Promover atividades em grupo, de caráter lúdico, para manter o sentido de pertença.
- Consultar o INOVAR diariamente e averiguar junto dos pais os motivos da eventual ausência de algum aluno.
- Promover o contacto síncrono com os Encarregados de Educação.
“Manter a ligação à escola e ao grupo/à turma implica construir espaços em plataformas digitais, para divulgação dos trabalhos efetuados pelas crianças/pelos alunos, bem como fomentar o estabelecimento de comunicações regulares entre professores e alunos e entre alunos. Na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, este aspeto assume particular importância” (Roteiro DGE, 2020).
É fundamental pensar no desenvolvimento do bem-estar emocional dos alunos e na promoção da confiança face à escola, enquanto se aprende a partir de casa.
2.4. Pretende-se que os professores de cada Conselho de Turma insiram no ClassDojo (Educação Pré-escolar) / Google Classroom (1.º CEB) / PADLET (2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário) um plano de trabalho diário para cada turma, sob a orientação do diretor de turma.
2.5. Espera-se, assim, de cada Professor:
- Um espírito de Missão…
- O cumprimento do horário.
- A Dinamização e publicação das suas aulas no ClassDojo, no Classroom e no PADLET.
- O registo do sumário e das faltas no INOVAR em cada aula – a verificação de pontualidade e presenças é crucial neste período.
- Atividade, criatividade, disponibilidade, sensatez, imaginação, eficácia, competência, …!
A partilha e colaboração entre pares assume particular importância. Assim, promovem-se reuniões periódicas, para partilha de boas práticas, instrumentos de avaliação, etc.
3. Modelo de ensino a distância
O Colégio da Rainha Santa Isabel organizou-se nos diferentes ciclos de ensino, para dar resposta ao modelo de ensino a distância mais adequado a cada realidade. Assim:
- Educação Pré-escolar – ClassDojo.
- 1.º CEB – Google Classroom.
- 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário – criação de um PADLET para cada turma, do 5.º ao 12.º ano, que funciona como organizador, onde cada professor coloca o link para sessões síncronas, para outros PADLET com material para os alunos, ou fichas de trabalho/vídeos/atividades a desenvolver com os alunos. Este PADLET segue o horário da turma, definido para o ensino presencial.
Está licenciada a G Suite para os 1.º, 2.º e 3.º CEB e para o Ensino Secundário.
3.1. Mancha horária semanal a cumprir pelos alunos:
- Consulta obrigatória diária do PADLET da turma.
- Propõe-se a manutenção dos horários na sua generalidade:
- Iniciar às 08h20 (o 2.º e o 3.º ciclos), 08h25 (o Secundário) e às 09h00 (o 1.º ciclo).
- Os Professores de EMRC dos diferentes anos preparam e propõem um Momento de Oração, a realizar no início da 1.ª aula da manhã (com o professor de cada disciplina apresentada no horário).
- Todos os tempos de pausa (intervalos das 10h00 e das 12h00, do 2.º CEB ao Ensino Secundário e das 10h30 no 1.º CEB) devem ser respeitados no horário dos alunos.
- Define-se um horário de almoço, das 13h30 às 14h45, onde não se deve marcar aulas ou tarefas, para que os alunos possam almoçar em casa, com a família ( o 1.º ciclo tem um horário específico).
3.2. Aulas síncronas:
Seguindo as orientações da UNESCO, os Professores estão sensibilizados para a eventual definição de tempos de aula síncrona mais curtos. A UNESCO propõe que “nas aulas por videoconferência, de preferência, cada unidade não deve exceder os 20 minutos para o ensino primário e 40 minutos para o ensino secundário”.(ONU News, 2020). Assim, apresentou-se como exemplo, a possibilidade de realizar 20 minutos de aula síncrona, seguidos de 20 minutos de tarefas offline. Posteriormente, poderia voltar-se ao contacto síncrono com os alunos para mais 10 minutos de dúvidas. Tal corresponderia a um total de 30 minutos online em cada aula de 50 minutos. A UNESCO sugere ainda “que se equacione a realização de modos de trabalho à distância, recorrendo com ponderação às sessões síncronas” (ONU News, 2020). No entanto, realçamos que cada Professor tem autonomia para definir e organizar o tempo de aula como considerar mais adequado aos seus alunos e à sua disciplina.
- Todos os dias em que está marcado no horário, o professor deve ter aula síncrona. Nestas aulas, o Professor pode servir-se de várias ferramentas, como PowerPoint, vídeos explicativos, etc.
- Os professores estão sensibilizados para a necessidade de envolver os alunos em cada aula, servindo-se de criatividade e imaginação, para os prender e apaixonar!
- É muito importante, também, que o Professor fomente a autorreflexão e o trabalho autónomo.
- Estão definidas, para as aulas síncronas, normas de conduta para os alunos, informação partilhada por cada Professor com os seus alunos e cada Diretor de Turma, com os Encarregados de Educação, nomeadamente:
- O aluno deve cumprir escrupulosamente o horário de entrada e de saída na aula.
- Há lugar a faltas de presença e pontualidade.
- As câmaras têm que estar sempre ligadas (situações ou motivos atendíveis a resolver caso a caso).
- Manter a sua imagem sem fundos e sem filtros.
- Se possível, utilizar auscultadores, para reduzir o barulho de fundo.
- O traje e o porte têm que ser condizentes com a ocasião.
- Os telemóveis têm que estar afastados e/ou desligados, a não ser que haja indicação do Professor em contrário.
- Não utilizar o “bate-papo”, exceto com o Professor e só quando devidamente autorizado.
- Assegurar que tem o material necessário para cada aula sempre à mão.
- É muito importante que o Professor equacione o tempo global que prevê que os alunos dediquem à aprendizagem, fomentando um equilíbrio entre diferentes estratégias, ponderando o trabalho que pode ser feito síncrona e assincronamente. O Plano de E@D desenvolve-se através da realização de sessões síncronas e assíncronas, para orientação educativa dos alunos (p.e., ensino de conteúdos, o que se pretende com cada tarefa, quais as páginas do manual a consultar, de que modo podem colaborar com os colegas, onde podem pesquisar informação adicional, como autorregularem o seu trabalho, por exemplo, através de um portefólio) e para esclarecimento de dúvidas, com espaço, em cada aula síncrona, para o estabelecimento de rotinas e para conferir segurança aos alunos.
- É, também, fundamental, que o Professor tenha presente que as atividades e métodos a desenvolver não podem depender do papel e competências dos Encarregados de Educação. Os pais estão, na sua maioria, em casa, mas em teletrabalho, pelo que é necessário não os sobrecarregar com o acompanhamento dos filhos. Porque, muitas vezes, os meios informáticos em cada casa não são suficientes para todos trabalharem em simultâneo, os Professores têm que estar conscientes e sensibilizados para a necessidade de flexibilidade temporal na execução das tarefas, bem como a possibilidade de gravar aulas (em formato webinar), para os alunos poderem assistir, quando houver disponibilidade. Há, também, que ter em atenção os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos, tal como no ensino presencial. Por fim, recomenda-se a promoção de trabalhos de grupo, para fazer face ao isolamento social dos alunos, e do debate, nas aulas síncronas, para fomentar a interação entre os alunos.
3.3. Plataformas e Aplicações digitais a utilizar:
- Deixa-se à consideração de cada professor – que cada um utilize a plataforma com que se sente mais confortável.
- A organização de cada ano ou turma será definida, como atrás referimos, no ClassDojo (Educação Pré-escolar), Google Classroom (1.ºCEB) PADLET (2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário).
- Divulga-se a formação disponibilizada por diferentes recursos educativos, nomeadamente a Escola Virtual, Aula Digital, Socrative, etc.
- Internamente, o Colégio está organizado para uma entreajuda na formação daqueles que se sentem menos à-vontade com as novas tecnologias.
3.4. Aulas de Apoio:
- Estas aulas devem ser ministradas de acordo com o horário, uma vez que os alunos que tinham dificuldades continuarão a tê-las e a precisar de um acompanhamento mais personalizado. No entanto, apelou-se ao bom-senso, na duração da aula.
3.5. Acompanhamento do Serviço de Psicologia e Orientação:
- O S.P.O. poderá continuar a assegurar o acompanhamento dos alunos em teste de avaliação (os alunos que beneficiavam, no seu RTP, da medida “realização do teste em sala à parte e leitura orientada do enunciado”, poderão continuar a beneficiar da mesma, se qualquer professor decidir fazer um teste de avaliação mais formal, sendo este acompanhamento assegurado pelo S.P.O., através da realização de uma sessão síncrona com o aluno, acompanhando-o no realização dos testes de avaliação).
- O S.P.O também está disponível para a marcação de sessões síncronas com os alunos que assim o entenderem, para esclarecimento de dúvidas sobre o acesso ao Ensino Superior, Exames Nacionais, ou outras questões, mais pessoais, em que os alunos necessitem de apoio.
- Os alunos que beneficiavam de apoio semanal, assegurado com o SPO, podem continuar a beneficiar do mesmo, desde que devidamente autorizado pelo Encarregado de Educação;
3.6. Acompanhamento da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva:
- Disponibilidade para trabalhar em conjunto com os Professores dos alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, para apoiar e adaptar práticas inclusivas na modalidade de E@D, nomeadamente trabalho mais individualizado, indo ao encontro das necessidades de cada aluno;
- Garantir que as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão estão a ser implementadas;
- Acompanhamento em proximidade, pelos canais de comunicação definidos neste Plano de E@D, das famílias, quando se verifiquem “situações em que a gestão das emoções devido ao isolamento social, esteja a criar barreiras ao processo de aprendizagem e ao bem-estar do aluno” (DGE, Orientações EMAEI, abril 2020).
Tal como o Roteiro de E@D da DGE enfatiza, é muito importante que os Professores não esqueçam a importância de continuar a fomentar o desenvolvimento das áreas de competências do Perfil dos Alunos, nomeadamente: linguagens e textos, informação e comunicação, raciocínio e resolução de problemas, sensibilidade estética e artística, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e criativo, desenvolvimento pessoal e autonomia, bem-estar, saúde e ambiente, saber científico, técnico e tecnológico, consciência e domínio do corpo. “O E@D é uma modalidade que permite que competências transversais e interdisciplinares sejam trabalhadas de forma integrada e articulada, através da diversificação de formas de trabalho.” (Roteiro, DGE, 2020)
3.7. Avaliação
- Aconselhou-se a criação de testes e exercícios para avaliar de perto a aprendizagem. É importante procurar diversificar, o mais possível, os instrumentos de avaliação (em número e tipologia), pelo que se apelou à imaginação e criatividade.
- Algumas propostas:
- Kahoot – https://create.kahoot.it/join/e8774b85-4c0b-43e2-abe5-c332b5523218/8c2abad8-bf61-432b-83be-048a70ce71dc (versão premium para o CRSI);
- Socrative;
- Valorização da oralidade;
- Metodologia de discussão de temas;
- Apresentação de trabalhos – trabalhos de grupo ou individuais…
- Algumas propostas:
- Caso o professor opte pela concretização de uma avaliação formal, é importante respeitar, o mais possível, o calendário de avaliações da turma.
- Existe uma declaração de compromisso em como o aluno não recorrerá a meios fraudulentos na realização das avaliações, que é preenchida em cada prova a realizar:
Declaração de Compromisso
☐ Declaro que não recorrerei a quaisquer meios ilícitos/não autorizados durante a realização da presente avaliação. Comprometo-me a não consultar qualquer informação (escrita e/ou digital), nem contactar qualquer pessoa (presencial ou não presencialmente) no decorrer da realização da prova.
4. Proteção de Dados
Por imposição legal, o Colégio da Rainha Santa Isabel terá, novamente, de passar a prestar o seu serviço educativo em regime não presencial.
Este facto não levou a um menor compromisso do Colégio com a proteção dos dados pessoais de cada um dos membros desta comunidade educativa, nem implica qualquer alteração profunda à nossa política de proteção de dados.
Contudo, porque passou a existir uma reforçada interação digital, os riscos de incumprimento das regras nesta matéria, mesmo que não intencional, aumentaram.
Consequentemente, a Direção vem recordar e esclarecer as regras a que todos estamos obrigados e reforçar a proibição de comportamentos violadores do direito de cada um à proteção dos seus dados pessoais.
- É expressamente proibido recolher, tratar ou divulgar dados pessoais fora das condições previstas no RGPD, no Regulamento Interno e outras regras que venham a ser aprovadas pela Direção. O Colégio não se responsabiliza se pessoas externas ao Colégio, sem o consentimento expresso da Direção, de modo indevido, divulgarem, recolherem ou tratarem dados pessoais.
- A recolha, tratamento ou divulgação de dados pessoais fora das situações previstas poderá, em função da gravidade da situação, ser objeto de procedimento disciplinar.
- Os alunos, Encarregados de Educação, familiares, docentes, colaboradores não docentes ou outras pessoas, não podem proceder à recolha de imagens ou som das sessões de ensino promovidas pelo Colégio, fora das situações expressamente previstas no plano de ensino a distância aprovado pela Direção.
- A recolha de imagens e som apenas poderá ser efetuada sempre que tal:
- seja necessário para o desenvolvimento das atividades educativas planeadas e devidamente autorizado pelos Encarregados de Educação ou alunos, quando maiores;
- estiver autorizado pela Direção;
- fora dos casos em que essa recolha se destina a avaliação do aluno, estiver autorizado pelos Encarregados de Educação ou alunos, quando maiores.
5. A captação de imagens ou som no âmbito das atividades pedagógicas, com finalidade educativa (projeto ou avaliação), não poderá ser difundida por qualquer meio nem de qualquer forma disponibilizado fora do estrito âmbito da relação entre docente(s) e alunos, e só é possível desde que autorizada pelo Encarregado de Educação ou aluno, quando maior.
6. As imagens ou som captados nestes termos não serão duplicados e serão eliminados imediatamente após a sua utilização pedagógica, exceto se diferente tiver sido autorizado e tiver sido consentido pelos Encarregados de Educação.
7. Todas as pessoas que tenham acesso a dados pessoais no exercício das suas funções no ou para o Colégio, estão obrigadas a sigilo sobre os mesmos, bem como a cumprir todas as regras do RGPD e outras em vigor no Colégio, em especial as respeitantes ao tratamento e proteção desses dados.
8. As obrigações de proteção incluem não armazenar os dados em equipamentos não protegidos e não armazenar os dados em ficheiros sem proteção.
9. As obrigações de tratamento incluem não tratar os dados para outra finalidade que não aquela para que foram recolhidos, não transmitir os dados a terceiros e eliminar os dados após o tratamento.
10. As pessoas apenas têm acesso aos dados pessoais de que necessitem para o exercício das suas funções, no ou para o Colégio, devendo abster-se de, por qualquer modo, aceder a dados pessoais fora dessa situação.
11. Qualquer pessoa que tenha conhecimento de que houve uma violação de dados pessoais, efetiva ou potencial, deverá disso dar conhecimento imediato à Direção do Colégio, por correio electrónico, (direccao@crsi.pt) ou para os encarregados de proteção de dados – Dra. Maria Jorge Borges (mariajorge@crsi.pt) e Dr. Paulo Vieira (paulovieira@crsi.pt).
Utilização de meios telemáticos para a prestação do serviço educativo em regime não presencial
Para dar cumprimento à imposição legal de prestar o seu serviço educativo em regime não presencial, o Colégio da Rainha Santa Isabel decidiu utilizar as seguintes plataformas e aplicações informáticas, entre outras:
– Aula Digital
– ClassDojo
– Escola Virtual
– G-suite
– Google Classroom
– Khan Academy
– Padlet
– ZOOM
Esclarecemos que:
1. O fornecedor garante que as plataformas cumprem o RGPD;
2. As definições de segurança da(s) plataforma(s) limitam o acesso a utilizadores pré-definidos pelo Colégio, sendo apenas autorizados a aceder a cada sessão os utilizadores que tenham de nela participar, estando limitada a recolha e armazenamento de informação automaticamente pela plataforma;
3. Cada utilizador apenas tem acesso aos dados a que tem de ter acesso;
4. Os responsáveis pelo cumprimento destas regras de segurança são a Dra. Maria Jorge Bastos Rodrigues Natário Borges (mariajorge@crsi.pt) e o Dr. Paulo Jorge Moreira de Moura Vieira (paulovieira@crsi.pt). Existe uma equipa técnica, que estará disponível para prestar apoio aos utilizadores, na configuração da(s) plataforma(s) e dos dispositivos de cada um, através do e-mail direccao@crsi.pt.
Tendo em atenção a proteção de dados pessoais dos alunos, nomeadamente na filmagem de aulas ou na solicitação de vídeos ou fotografias, existe um Consentimento Informado, destinado aos Encarregados de Educação, para autorizar que os alunos assistam e participem em aulas síncronas. Nesse consentimento o Encarregado de Educação também se compromete a que o aluno não filme/grave as aulas ou parte delas, em imagem ou áudio, nem as divulgue, em qualquer meio de comunicação, rede social ou sistema de partilha online:
CONSENTIMENTO INFORMADO Face à situação atual de pandemia por COVID-19 e confinamento obrigatório, o Colégio da Rainha Santa Isabel por imposição moral, social e legal, proporciona a continuidade do ensino/aprendizagem, através de aulas síncronas e assíncronas, ministradas pelos Professores, recorrendo a plataformas digitais, nomeadamente de videoconferência, ou outras, que permitem um maior envolvimento pedagógico entre professores e alunos.O Colégio compromete-se a não gravar imagens ou vozes dos alunos, nem em caso algum, fazer uso indevido de imagens solicitadas aos alunos, não publicando o seu conteúdo, tendo em consideração os princípios da licitude, lealdade, transparência, adequação, acessibilidade, pertinência e segurança.Assim, enquanto Encarregado de Educação, autorizo: 1 – a participação do meu educando em aulas síncronas, ministradas pelos Professores, em plataformas de videoconferência, ou outras, com a câmara e som ativos (não sujeitas a gravação); 2 – o envio de vídeos ou fotografias dos trabalhos do meu educando para os Professores, quando solicitado por estes, para efeitos de avaliação.Declaro, por fim, que o meu educando não filmará ou gravará as referidas aulas, nem se servirá de imagens, som ou vídeos obtidos desta forma, para divulgar em qualquer meio de comunicação, nomeadamente redes sociais. Coimbra, ___ de abril de 2020 Assinatura:_____________________________________ Encarregado de Educação do aluno ______________________________________, do _____ ano, turma _____. |
5. Plano de monitorização e avaliação.
Também no ensino a distância a avaliação deve resultar de um esforço cooperativo, entre Direção, Professores, e Alunos, sendo fundamental a participação de todos no processo, desde a discussão das propostas de instrumentos de avaliação, até à implementação das ações, garantindo, assim, que a avaliação possa constituir um efetivo instrumento de promoção de alterações e das mudanças necessárias.
A monitorização da avaliação deve ser participada, desde a conceção à implementação dos projetos, o que implica a participação dos vários professores num processo, que não se esgota na previsão e programação de objetivos, de meios ou atividades, mas que se traduz numa dinâmica de construção e adaptação contínua, para promover as aprendizagens, alterações e mudanças necessárias (cf. Silva, Gomes & Silva, 2006, 230; Gonçalves, 2006, 177).
Neste sentido, procura-se que a avaliação do ensino e da aprendizagem a distância seja contínua e capaz de captar os acertos e erros, as facilidades e dificuldades para cada grupo particular de professores, alunos, conteúdos, etc. Para tal, é fundamental existir uma avaliação em processo, orientada por instrumentos que permitam identificar e caracterizar as variações, tão cedo quanto possível, para desencadear os necessários procedimentos de reorientação dos trabalhos, sem prejuízo do andamento do ensino e da aprendizagem.
Sentimos a necessidade de que a avaliação se faça considerando múltiplas dimensões, entre as quais se destacam a adequação das tecnologias de suporte (ZOOM, Classroom, entre outras), o nível de interação que se pretende, a relevância dos conteúdos e das atividades a realizar – tendo sempre em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória -, a qualidade dos materiais de apoio, os tipos e funções de avaliação previstas – destacando, sempre a importância contínua do feedback, as estruturas e estratégias de suporte aos alunos, o perfil e competências dos professores.
Face ao exposto, procura-se, no fundo, realizar uma reflexão sobre os objetivos definidos, se alcançados ou não, o que vai sendo necessário redefinir, o que importa manter e o que é que pode ser importante alterar, num contínuo entre o ponto de partida e onde se pretende chegar – os objetivos definidos (Gomes, Silva & Silva; 2004, 1‐2). Tal reflexão chega a cada professor através de um questionário a responder online.
Toda a monitorização da implementação de diferentes formas de avaliação que se vai realizando (através da solicitação de feedback sobre o decorrer do processo de ensino-aprendizagem e reuniões frequentes de professores), tem como objetivo consciencializar os professores para a importância de fazer um acompanhamento contínuo do trabalho do aluno, de lhe proporcionar feedback atempado relativamente às suas aprendizagens e produções, mas também que obtenha, em tempo oportuno, informação que possa, eventualmente, levar o próprio professor a proceder a reajustes ao nível dos conteúdos ou estratégias de ensino, caso se revele necessário.
A participação em reuniões síncronas de professores (através da plataforma ZOOM), o envio de contributos e sugestões e a partilha de recursos (sites, links) com os colegas, a existência de um grupo de WhatsApp, para este tempo de ensino a distância, são elementos considerados nos processos de avaliação, que permitem que “alunos e professores possam ter o seu trabalho reconhecido durante toda a duração do ensino a distância” (cf. Primo, 2006, 48).
O diálogo constante com as Educadoras, Professoras Titulares, Professores, Diretores de Turma e Coordenadores de Ciclo e com a Associação de Pais é uma realidade, nesta monitorização.
No final do processo de E@D, e para Monitorização e regulação do E@D CRSI, é feita uma consulta aos alunos – que preenchem um questionário online, de avaliação do funcionamento do ensino a distância e, dessa forma, podem apresentar-se resultados aos professores sobre o seu desempenho nesta modalidade de ensino. É feita, ainda uma consulta aos Encarregados de Educação – os pais preenchem um questionário online, de avaliação geral do funcionamento do ensino a distância e, dessa forma, podem apresentar-se, aos professores, as opiniões dos Encarregados de Educação. É realizada, ainda, uma consulta aos Professores, através de um questionário online.
6 . Especificidades por Ciclo:
Educação Pré-escolar:

Class Dojo
Inserção de alunos, encarregados de educação e professores na Plataforma.
Pedido de consentimento escrito aos pais.
Utilização do ZOOM em aulas síncronas – com a educadora, e professores de Despertar Religioso, Música, Ballet, Inglês e Ed. Física.
Educadora – Partilha de tarefas e publicação de atividades – propostas regulares de atividades lúdico-pedagógicas, desenvolvimento de expressão e comunicação, expressão artística, atividades de psicomotricidade, culinária, pequenas e divertidas “experiências científicas” e encontros virtuais (ZOOM).
Música – o som do ZOOM não é síncrono, pelo que haverá momentos de interação síncrona em ZOOM mas as aulas serão gravadas com orientações do professor para, em tempo real, os alunos fazerem exercícios enquanto veem o Professor no vídeo.
Despertar Religioso – Sessões em ZOOM com vídeos e PowerPoint.
Ballet – Sessões em ZOOM e envio de vídeos com coreografias para os alunos observarem e reenviarem a sua reprodução.
Ed. Física – Sessões em ZOOM e aulas descritivas com propostas de material de apoio à realização dos exercícios – as crianças reproduzem os exercícios e enviam ao professor.
Inglês – aulas em direto (ZOOM) e envio de vídeos e material para trabalho autónomo.
1.º Ciclo do Ensino Básico

Inserção de alunos, encarregados de educação e professores na Plataforma
Pedido de consentimento aos pais.
Horário de almoço – paragem efetiva das 13h30 às 14h45.
Utilização do ZOOM em aulas síncronas – com a professora e professores de Formação Cristã, Música, Inglês e Ed. Física.
Professora – Partilha de tarefas e publicação de atividades – propostas diárias de atividades e encontros virtuais (ZOOM).
Música – o som do ZOOM não é síncrono, pelo que haverá momentos de interação síncrona em ZOOM mas as aulas serão gravadas com orientações do professor para, em tempo real, os alunos fazerem exercícios enquanto veem o Professor no vídeo.
Formação Cristã – Sessões em ZOOM com vídeos e PowerPoint uma vez por semana; oração da manhã diária assegurada pelos Professores desta disciplina.
Ed. Física – Sessões em ZOOM duas vezes por semana e sessões descritivas diárias com propostas de material de apoio à realização dos exercícios – as crianças reproduzem os exercícios e enviam ao professor.
Inglês – aulas em direto (ZOOM) e envio de vídeos e material para trabalho autónomo; PADLET de suporte por ano, com ficheiros áudio e texto.
Projeto Língua – em horário a combinar com a professora titular – aulas em direto (ZOOM) e envio de vídeos e material para trabalho autónomo.
2.º Ciclo do Ensino Básico

Início às 08h20
Oração da manhã – na 1.ª aula do dia, feita pelo Professor e os alunos.
Horário de almoço – paragem efetiva das 13h30 às 14h45
Utilização do ZOOM em aulas síncronas – com os professores das diferentes disciplinasAula de CD semanal com o Diretor de Turma no horário já definido.
Em cada disciplina – Partilha de tarefas e publicação de atividades – propostas diárias de atividades no PADLET; Sessões síncronas (ZOOM) diárias marcadas no PADLET nas horas letivas
Ed. Musical – o som do ZOOM não é síncrono, pelo que haverá momentos de interação síncrona em ZOOM mas as aulas serão gravadas com orientações do professor para, em tempo real, os alunos fazerem exercícios enquanto veem o Professor no vídeo.
EMRC – Sessões em ZOOM com vídeos e PowerPoint uma vez por semana; oração da manhã diária assegurada pelos Professores desta disciplina
Ed. Física – Sessões em ZOOM duas vezes por semana e sessões descritivas diárias com propostas de material de apoio à realização dos exercícios – as crianças reproduzem os exercícios e enviam ao professor.
TIC – Conteúdos mais lúdicos e pedagógicos; ensino e treino da utilização de plataformas digitais – ZOOM, e-mail, etc.
ET e EV – Sessões em ZOOM com vídeos e PowerPoint e orientação de trabalho para realização autónoma,
ExploraCN, Art&English, HistLab, Oficina de Português – aulas em direto (ZOOM), e envio de vídeos e material para trabalho autónomo;
Projeto Língua – em horário a combinar com os Diretores de Turma, sempre que não se possa cumprir o horário já definido – aulas em direto (ZOOM) e envio de vídeos e material para trabalho autónomoCatequese – horário a definir.
3.º Ciclo do Ensino Básico

Início às 08h20
Oração da manhã – na 1ª aula do dia, feita pelo Professor e os alunos
Horário de almoço – paragem efetiva das 13h30 às 14h45
Utilização do ZOOM em aulas síncronas – com os professores das diferentes disciplinas.
Aula de CD semanal com o Diretor de Turma no horário já definido
Em cada disciplina – Partilha de tarefas e publicação de atividades – propostas diárias de atividades no PADLET; Sessões síncronas (ZOOM) diárias marcadas no PADLET nas horas letivas.
EV – Sessões em ZOOM com vídeos e PowerPoint e orientação de trabalho para realização autónoma.
EMRC – Sessões em ZOOM com vídeos e PowerPoint uma vez por semana; oração da manhã diária assegurada pelos Professores desta disciplina
Ed. Física – Sessões em ZOOM duas vezes por semana e sessões descritivas diárias com propostas de material de apoio à realização dos exercícios – as crianças reproduzem os exercícios e enviam ao professor
TIC – Conteúdos mais lúdicos e pedagógicos; ensino e treino da utilização de plataformas digitais – ZOOM, e-mail, etc.
Projeto Língua – em horário a combinar com os Diretores de Turma, sempre que não se possa cumprir o horário já definido – aulas em direto (ZOOM); envio de vídeos e material para trabalho autónomo
Teatro – desenvolvimento da expressividade; trabalhar a voz e a leitura expressiva; reprodução da peça sobre um fundo virtual, guarda-roupa, falas das personagens – desenvolvimento e apresentação da peça em ZOOM.
Catequese – a definir
Ensino Secundário

Início às 08h20
Oração da manhã – na 1ª aula do dia, feita pelo Professor e os alunos
Horário de almoço – paragem efetiva das 13h30 às 14h45
Utilização do ZOOM em aulas síncronas – com os professores das diferentes disciplinas
Aula de CD semanal com o Diretor de Turma no horário já definido
Em cada disciplina – Partilha de tarefas e publicação de atividades – propostas diárias de atividades no PADLET; Sessões síncronas (ZOOM) diárias marcadas no PADLET nas horas letivas
EMRC – Sessões em ZOOM uma vez por semana; oração da manhã diária assegurada pelos Professores desta disciplina
Ed. Física – Sessões em ZOOM duas vezes por semana e sessões diárias com vídeos e propostas de exercícios
Projeto Língua – em horário a combinar com os Diretores de Turma, sempre que não se possa cumprir o horário já definido – aulas em direto (ZOOM), e envio de vídeos e material para trabalho autónomo
Catequese – a definir
7. Bibliografia:
- DGE (março 2020). Roteiro. 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escola. Acedido em 03 de abril de 2020, em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/roteiro_ead_vfinal.pdf
- DGE (abril, 2020). Orientações para o trabalho das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva na modalidade E@D.
- OCDE (março de 2020). Global action for a global crisis. Education responses to covid-19: Embracing digital learning and online collaboration. Acedido em 05 de abril de 2020, em https://oecd.dam-broadcast.com/pm_7379_120_120544-8ksud7oaj2.pdf
- ONU News (2020). Covid-19: Unesco divulga 10 recomendações sobre ensino a distância devido ao novo coronavírus. Acedido em 04 de abril de 2020 em https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706691?fbclid=IwAR2dhXPEMN0-KW_BERqkgK5ytpWmoOcQTIxF0pKU9fhfwE3XNYfvyAeaiis