PRÉ-ESCOLAR: O CAMINHO DA ESPERANÇA
Bem-vindos à exposição,
Feita com muito amor,
Vamos olhar com atenção,
E encontrar o nosso valor!
O exemplo de Ana Maria vamos seguir,
E Ajudar quem mais precisa
Fazer sempre o bem
Mesmo que seja oferecer uma camisa.
Com S. José nosso Padroeiro
Aprendemos a viver na Fé
Humilde carpinteiro
Que foi viver para Nazaré.
A Rainha Santa Isabel
É um exemplo de bondade
Teve um importante papel
E pelos pobres mostrou piedade
Neste caminho de Esperança
Queremos sempre viver
Como é bom ser criança
E num ambiente seguro brincar e correr!
1.º CICLO: OS AVÓS
E por falar de Esperança… Importa não esquecer que Os idosos são os mensageiros do futuro” – é esta a interpelação que nos faz o nosso Papa Francisco. E nada melhor do que falar nos nossos Avós para olharmos para o nosso irmão idoso. Tantas vezes vemos que os mais velhos se sentem sós, abandonados ou esquecidos. A sociedade esquece-se destes “irmãos” que contribuíram tanto para o Mundo que conhecemos.
Mas nós queremos valorizar tudo aquilo que os nossos Avós nos ensinaram: uma cantiga, uma receita única, uma manta feita de tricô, o olhar para uma flor e contemplá-la… Sabemos que os Avós são o rosto da esperança e queremos guardar essa esperança nos nossos corações, para a podermos partilhar com alegria e amor.
2.º CICLO: PEREGRINOS DA ESPERANÇA
Sim, somos todos Peregrinos e fizemo-nos ao caminho sob um manto de estrelas, por entre castelos altaneiros, caminhos difíceis, plenos de perigos, com a Esperança de alcançarmos o Bom e o Belo e, um dia, a vida eterna.
Companheira de peregrinação, Isabel de Aragão tornou-se a Rainha da Esperança para os doentes e para os órfãos.
Ana Maria Javouhey foi deles Mãe da Esperança!
Há uma condição que faz do ser humano um ser “em” e “a” caminho, um peregrino. Não somos alguém errante que deriva sem rumo, mas alguém que tem em vista a Meta. O nosso viver é levantarmo-nos e caminharmos para o Outro, nos outros, nossos Irmãos.
7.º ANO: AO ENCONTRO DO NOSSO IRMÃO
Os alunos do 7.º Ano têm vindo a desenvolver trabalhos nas várias disciplinas curriculares de forma a promover a compreensão de si próprios e do outro, o reconhecimento das capacidades e qualidades de cada um e respeito pelo próximo, numa perspetiva Cristã.
Este painel foca-se nas temáticas comemorativas do presente ano letivo, particularmente, nos 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel. Os trabalhos estão dispostos numa dinâmica de articulação entre as várias disciplinas curriculares, em que abordamos a descoberta das nossas qualidades, que queremos partilhar com os outros. Vamos ao encontro do nosso próximo, estabelecendo pontes e descobrindo-o, aprendendo a respeitá-lo e a amá-lo tal como é, nos seus apelos, nos vários espaços por onde peregrinamos com a ajuda dos astrolábios, mapas estrelares e quadrantes.
8.º ANO: BE KIND
“Onde está o teu irmão?” interpela-nos a refletir sobre a forma como nos relacionamos com os outros, como reconhecemos a sua presença e como, tantas vezes, nos fechamos na nossa própria visão do mundo, esquecendo realidades que nos são distantes, mas que também nos dizem respeito.
Na disciplina de Educação Visual, debruçámo-nos sobre os 150 anos do nosso Colégio, procurando homenagear todo o trabalho realizado pela nossa madre fundadora, exemplo de dedicação, serviço e compromisso com o próximo.
Em Geografia, abordamos a questão da diversidade cultural através de cubos com imagens alusivas a diferentes desafios que assolam o nosso planeta. A forma cúbica simboliza a forma como, tantas vezes, um lado não consegue ver o outro. Este conceito remete para a cegueira humana perante os problemas do próximo e desafia-nos a olhar para além da nossa própria perspetiva.
Na disciplina de Português, conduzimos entrevistas imaginadas a figuras que nos são queridas e cujas vidas nos inspiram, procurando compreender melhor os seus valores e ações. Além disso, realizámos um trabalho sobre as capas de livros que lemos, pois acreditamos que a leitura e o conhecimento são ferramentas fundamentais para combater a desinformação e a manipulação, especialmente num mundo onde as fake news se tornam cada vez mais comuns. Quanto mais informados estivermos, mais preparados estaremos para ver o outro, compreender diferentes realidades e agir de forma consciente.
9.º ANO: PEREGRINOS A CAMINHO
Para além das mensagens e dos símbolos do Tema Cultural “Onde Está o teu Irmão?”, incluímos a bússola, o bordão, a concha de vieira e a cabaça, já que somos “Peregrinos de Esperança”. Esta é a nossa divisa e, por isso, queremos Fazermo-nos próximos pelo olhar e Fazermo-nos próximos pelo coração.
Na nossa exposição, representamo-nos como peregrinos. Nessa caminhada, apresentamos a riqueza de cada um nos trabalhos expostos e no resultado do legado de pessoas exemplares, como Ana Maria e a Rainha Santa. Assim como os Discípulos de Emaús, que caminharam com Jesus, estamos de coração aberto para continuar a nossa caminhada e para compreendermos quem é o nosso Irmão e a preciosidade do Ser Humano.
O nosso Projeto é olhar para cada ser humano que Deus nos confia com o olhar de Deus. Para isso, temos insistido nessa procura através da Oração, esse “lugar silencioso onde Deus fala”. Destacámos a importância da solidariedade e do Humanismo numa visão de um futuro mais justo e pacífico, apesar dos desafios do presente.
10.º ANO: DESARMA O CORAÇÃO!
O nosso Tema Cultural convoca-nos a um olhar atento sobre os problemas, a sair da nossa zona de conforto, a sermos autênticos…cordiais e gentis com todos. Sabemos que o CAOS mora no nosso Mundo… não podemos ignorá-lo, conhecemos bem as suas enfermidades — todas as sedes e amarras, o que nos prende e oprime, assusta, inquieta e amedronta! Mas somos movidos pelo e para o BEM!
Aqui queremos que sintam a magia de um SORRISO, queremos que sintam uma chuva de amor!. Enfim… ‘pequenos-grandes-gestos’ que podem fazer a diferença.! Com eles, queremos caminhar rumo à PAZ! Sempre inspirados pelos Grandes Exemplos do nosso mundo que fazem parte da nossa história, como Jesus Cristo, Ana Maria Javouhey, Rainha Santa Isabel…Papa João Paulo II, o Papa Francisco…
Nós, jovens, somos a ESPERANÇA… queremos ser esse SORRISO que leva ESPERANÇA ao Outro!
Rosa Lobato Faria diz-nos que “O sorriso é uma chave/Que abre portas e janelas./Entre muitas coisas mágicas/O sorriso é uma delas./O sorriso é simpatia/Também pode ser amor./O sorriso tem magia/Tem ternura e calor./O sorriso dá carinho/O sorriso faz amigos./Constrói tu, no teu caminho/Uma ponte de sorrisos.”
11.º ANO: PELO SONHO É QUE VAMOS!
Venham connosco pelo caminho do Amor e da Esperança, fazer uma viagem… Entrem nesta Barca do Sonho! Nela somos transportados para a vida de Jesus, plena de Esperança para cada um de nós. Nela fazemos as viagens de Ana Maria Javouhey, as viagens do Santo Padre… e também a Viagem que estamos a fazer, durante estes anos de Secundário… esta viagem leva-nos à Esperança e ao AMOR que Deus nos ensina…
O mundo aqui presente mostra-nos os DESAFIOS que nos são colocados diariamente… as guerras, a fome, as alterações climáticas provocadas pela mão humana, a falta de água…
Estes desafios levam-nos a SONHAR! A Sonhar um Mundo Melhor que apenas pode ser concretizado se soubermos AGIR, num caminho de AMOR e de ESPERANÇA…
12.º ANO: CONFIANÇA SEM LIMITES
Este ano das nossas vidas coincide com extraordinárias efemérides, o que nos levou a tomar consciência de que somos parte viva desta história secular e que a devemos continuar com uma “Confiança sem limites”, como nos lembrou a nossa Madre Fundadora na peregrinação a Fátima.
O percurso de muitos de nós nesta escola começou há quinze anos, outros só neste ano, mas em todos nós, peregrinos da esperança, ecoam experiências e valores que coroam o nosso crescimento, como o Amor, a Humildade, a Paz, a Devoção e a Fraternidade que despertámos e fortalecemos em tantas vivências que recordamos nestas fotografias.
Com estas pombas de origami, cada um representou o seu ser construído com esforço e persistência: hoje seres belos, dinâmicos e fortes, prontos a partir e que levam consigo o que cada um de mais valioso aqui descobriu. A nossa condição de finalistas coloca-nos numa situação de passagem. Importa recordar e reunir o que somos, de fragilidades e de potencialidades, o que nos suporta e estrutura, para avançarmos para outra etapa, conscientes da necessidade e responsabilidade de “Estarmos em toda a parte onde houver bem a fazer e sofrimento a aliviar”.
Assim, estamos prontos para cruzar novas portas, para oferecer a experiência viva do amor de Deus em cada circunstância do mundo a que a vida nos levar. É nesta realidade diversa, por vezes aparentemente a preto e branco, que tentaremos continuar a encontrar o nosso Irmão, por isso aqui deixamos excertos das nossas reflexões desenvolvidas no âmbito da Oralidade na disciplina de Português.
Com estas manifestações de alegria, gratidão e louvor, queremos corresponder ao desafio do Papa Francisco de “olhar o futuro com esperança e renovado compromisso de vida.”