Escola Católica

Escola Católica

A educação católica, com as suas numerosas escolas e universidades espalhadas pelo mundo, dá um contributo relevante às comunidades eclesiais comprometidas na nova evangelização, e contribui também para que as pessoas e a cultura assimilem os valores antropológicos e éticos que são necessários para construir uma sociedade solidária e fraterna. (SCEC, 2014)

Tenhamos somente em vista a glória de Deus e a salvação do mundo. Que todas as nossas ações tendam para este nobre fim. (Ana Maria Javouhey, Carta 577)

Foto da Capela do CRSI (ano da fundação do atual edificio)

O Colégio da Rainha Santa Isabel é uma escola católica. Como Colégio da Congregação de S. José de Cluny, a Instituição sente-se identificada com os princípios educativos que dão prioridade à dignidade da pessoa humana em todas as suas dimensões. Nesta linha de orientação, o Colégio da Rainha Santa Isabel reconhece como suas fontes primordiais:

  • A Bíblia
  • Os Documentos da Igreja sobre Educação
  • A Ação e testemunho de vida da Fundadora
  • O Carisma da Congregação
  • A Tradição documental da congregação
  • A Declaração Universal dos Direitos do Homem

No seguimento de Ana Maria Javouhey, as Irmãs de S. José de Cluny, herdeiras deste património tão rico e extraordinário, alicerçam a ação educativa nas seguintes dimensões:

1 – Ontológica

Os educadores empenham-se em colaborar com o educando no desenvolvimento de todas as suas potencialidades de caráter transcendente e humano, concretamente no:

Saber Ser – Tomar consciência da sua dignidade de pessoa, e da pessoa única que é, feita à imagem e semelhança de Deus, consciente de que os dons que possui lhe foram dados para um mais qualificado serviço à Humanidade e Glória de Deus.

Saber Fazer – Apropriar-se das competências essenciais e torná-las operativas, realizando a unidade do pensamento e da ação nas diferentes áreas do saber:

  • Religioso e Humanístico
  • Histórico e Filosófico
  • Científico e Técnico
  • Poético e Artístico
  • Linguístico e Literário

Saber Estar – Adquirir a convicção e a prática de que o homem é um ser em relação e que só se realiza como pessoa, na medida em que se relaciona afavelmente com os outros na situação em que lhe cabe viver.

2 – Axiológica

Os educandos são orientados para a vivência dos valores de transcendência e humanidade que dignificam a pessoa e lhe conferem autoridade moral:

  • Verdade e Justiça
  • Autonomia, Liberdade e Responsabilidade
  • Audácia e Persistência
  • Criatividade e Participação
  • Solidariedade e Fraternidade
  • Autoestima e respeito pelos outros
  • Amor gratuito

3 – Noológica

Visa-se, neste domínio, uma educação para a excelência do saber, investindo na aquisição de competências que tornem o educando flexível e atuante capaz de responder aos desafios da modernidade. É intenção dos educadores do Colégio Rainha Santa Isabel conduzi-lo, através duma investigação de qualidade, à apropriação sedimentada do conhecimento integrado numa compreensão espiritual. O educando deverá equacionar os binómios:

  • Fé e Cultura
  • Ciência e Tecnologia
  • Investigação e Conhecimento
  • Criatividade e Preservação

Pedagogia Cluny

Na pedagogia Cluny, aposta-se profundamente na autodeterminação e no autodomínio: o aluno tem de aprender a conhecer-se e a saber educar a sua forma de ser e de estar. A pedagogia Cluny educa para a liberdade, considerada como autodeterminação pelo Bem.

Esta pedagogia tem em vista o cuidado da linguagem, a temática dos assuntos das conversas e o comedimento de atitudes. Só uma pessoa devidamente contida e construtiva poderá desenvolver condições para a criação de um ambiente de qualidade em que todos se sintam bem e para a formação de cidadãos responsáveis na sociedade do amanhã. Assim educamos, através da responsabilização na realização de tarefas, para a aquisição de hábitos responsáveis do educando.

A pedagogia Cluny pretende preparar a pessoa humana para a vida, que seja fruto da reflexão, do discernimento e das decisões responsáveis. Trata-se, portanto, de uma pedagogia que procura formar cada ente em plenitude, para ser um agente de transformação da sociedade que crie as condições para que o mundo humano seja mais divino, através de formas expressas de gratuidade. Interessa estarmos atentos à presença de Deus em nós, para que se alcance a Verdade Revelada e o Dogma feito Magistério da Igreja. Só assim o educando poderá chegar à interioridade da vida. À pedagogia Cluny interessa desenvolver o método mais eficaz para o aluno aprender o saber, o saber ser e estar e o saber fazer.

A pedagogia Cluny é humanista cristã. Tem como ideal a conformidade do homem com Jesus Cristo.
Finalmente, a pedagogia Cluny é uma pedagogia do exemplo Crístico. O educador, docente e não docente, tem uma missão exemplar, por isso, dele se espera um estilo de ser e um comportamento coerentes com a respetiva função. Nesta pedagogia, o êxito da educação depende muito da qualidade humana, científica, moral e cristã do educador. A Escola é o que forem os seus educadores e os alunos serão o que forem os seus modelos. Os educadores só terão autoridade se o que quiserem transmitir for, em primeiro lugar, vivido por eles.

“Instruí bem os educadores, pensem que a menor negligência da nossa parte se torna culpada, pois a nossa missão é por assim dizer divina.” (Ana Maria Javouhey, carta 108)