SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
Sobre o Serviço de Psicologia e Orientação do CRSI:
Enquadramento:
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Colégio da Rainha Santa Isabel, pretende contribuir para o desenvolvimento e bem-estar físico e psicológico dos alunos, para a sua realização pessoal, familiar e profissional, para o êxito escolar de cada um e ainda, para as suas aprendizagens ao longo da vida. Pretende ainda construir relações interpessoais positivas e melhorar a qualidade de vida de cada aluno.
Princípios Orientadores de Intervenção:
O SPO trabalha em conjunto com os docentes, alunos e famílias, com o objetivo de identificar as necessidades/dificuldades dos alunos, implementando várias estratégias para colmatar as mesmas e ainda avaliá-las, tanto ao nível da escola, como fora da mesma, de forma individual e grupal e ainda tornando-a mais intensiva ou seletiva, através de princípios como:
- Saúde e Bem-Estar – Promoção do bem-estar e da saúde mental dos alunos, de forma a minimizar os problemas comportamentais, sociais e emocionais no desempenho escolar dos mesmos.
- Educação e Formação – Melhoria do desenvolvimento global dos alunos, de forma a contribuir para a sua formação e ainda, promover uma educação inclusiva, que responda às necessidades dos alunos e que fomente o sentido de pertença e participação de todos.
- Equidade Social – Valorizar as diferentes aptidões e talentos dos alunos, de forma a incentivar a sua participação e pertença na sociedade e auxiliar nas necessidades de alunos mais vulneráveis.
Regras de Funcionamento:
Após ser efetuada uma sinalização com os alunos e com os encarregados de educação, inicia-se o processo de intervenção, sendo que a sinalização pode ser feita pelos professores, pelos diretores de turma, pelos pais ou pelos próprios alunos. O acompanhamento psicológico ou psicopedagógico destes, só se inicia após o consentimento informado dos pais e com uma profissional direcionada para o efeito.
Domínios de Intervenção:
Os domínios nos quais intervêm o SPO são:
- Apoio Psicológico/Psicopedagógico – Intervenção que recorre a um conjunto diversificado de atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do seu percurso escolar. Engloba a intervenção direta com os alunos, mas sobretudo, o trabalho colaborativo com docentes na organização de respostas educativas diferenciadas e de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
- Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas de Relações da Comunidade Educativa – Conjunto de atividades que visa mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas.
- Orientação Vocacional – Conjunto de atividades que visam capacitar os indivíduos, de qualquer idade e em qualquer fase da vida a identificar as suas capacidades, competências e interesses, a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e a gerirem o seu percurso individual no ensino, no trabalho e noutras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas ou utilizadas.
Onde se localiza o SPO:
O Serviço de Psicologia e Orientação está localizado no piso 3, em frente à sala 3.11, do Colégio da Rainha Santa Isabel, funcionando de 2ª a 6ª feira, das 8:20h às 18h.
Quem faz parte do SPO:
O Serviço de Psicologia e Orientação do Colégio da Rainha Santa Isabel conta com a colaboração de duas profissionais, que embora possam prestar apoio aos alunos de qualquer ciclo e ano letivo, tem a sua intervenção organizada da seguinte forma:
- Drª Cristina Januário (Psicóloga) – Jardim de Infância, 1º e 2º Ciclos
- Drª Ana Isabel Athayde (Psicóloga e Técnica Superior de Educação) – 2º Ciclo e Secundário
Para além das duas psicólogas efetivas, o SPO conta ainda anualmente com a presença de estagiári@s do Mestrado Integrado em Psicologia, ou da Licenciatura e/ou Mestrado em Ciências da Educação, de forma a auxiliar todo o trabalho realizado. No presente ano letivo (2020-2021), estão a realizar estágio curricular, as seguintes discentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra:
- Daniela Paulino – Estagiária Curricular do Mestrado em Ciências da Educação
- Rute Ferreira – Estagiária Curricular do Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento
- Thaís Rosas – Estagiária Curricular do Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento
Contactos:
- Drª. Ana Isabel Athayde – anaathayde@crsi.pt
- Drª. Cristina Januário – cristinajanuario@crsi.pt
- Adriana Caldeira – adriana.caldeira@crsi.pt
Os Exames fazem bem às Crianças!
Muitos filhos são objetivos curriculares e projetos de carreira para os seus pais. E isso não pode ser! As crianças precisam de errar para aprender. E, portanto, não é por se ser, hoje, um “pequeno génio” que, amanhã, se será uma pessoa perseverante e afoita e um inequívoco vencedor.
Ansiedade aos exames.
O que é e como lidar com ela.
“A ansiedade excessiva em situações avaliativas, determinantes para a vida escolar dos jovens, tais como a realização de testes, exames e apresentações orais (…) está associada, não só a um menor rendimento escolar, como também à não prossecução ou conclusão dos estudos universitários”. (Maria do Céu Salvador) Com os elevados níveis de competitividade que os nossos jovens encontram hoje, ao longo da sua escolaridade, tem-se verificado um aumento significativo do número de casos de ansiedade, com um impacto muito negativo na sua vida. Sabe-se hoje que a ansiedade pode causar graves limitações e comprometer o desenvolvimento, adaptação e funcionamento social e académico do adolescente.
A exposição a situações novas e a necessidade de as enfrentar e de lhes dar resposta são uma constante ao longo da vida de cada um. Parece-nos, por isso, de todo fundamental que os nossos alunos adquiram competências para aprender, o mais cedo possível, a lidar com situações geradoras de ansiedade. Por outro lado, os exames nacionais aproximam-se, o que foi mais uma razão que nos levou a abordar este assunto com os alunos. À semelhança do que aconteceu no passado ano letivo, a Dra. Maria do Céu Salvador (Diretora Clínica do Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – entidade com a qual o CRSI celebrou um protocolo de colaboração) realizou mais uma sessão, para os alunos do 11.º ano de escolaridade, intitulada “Ansiedade aos exames: o que é e como lidar com ela”, contribuindo desta forma para a compreensão da ansiedade em situações de avaliação, bem como apontar algumas formas de lidar mais eficazmente com ela.