Voluntários Cluny

Ser voluntário Cluny

Os voluntários Cluny estão sempre dispostos a ajudar professores e auxiliares ao longo do ano letivo. Estão presentes nas Eucaristias do Advento e Quaresma, Campos de Férias dos primeiro, segundo e terceiro ciclos, no Banco Alimentar e outras situações. São pessoas que estão dispostas a ajudar naquilo que for preciso sem pedir qualquer coisa em troca. 

Mas, afinal, quem são os voluntários Cluny? Quem são estas pessoas de tshirt colorida, de quem os miúdos parecem gostar tanto?

Ser voluntário é aparecer dia após dia, apesar do cansaço, porque não há nenhum lugar onde preferiríamos estar. É dar sem esperar nada em troca. É saber que podemos errar e que, ainda assim, nos vai ser dada uma segunda oportunidade no dia seguinte.

É ter a energia de um miúdo, a responsabilidade de um professor, a entrega de um auxiliar, a bondade de uma Irmã… no fundo, é reunir tudo isto na alma inconfundível de quem se dá por inteiro e recebe sempre em dobro. É vestir com orgulho a camisola da felicidade e escolher, todas as manhãs, a ousadia de mostrar sempre o seu melhor sorriso.

Por muito que possa dizer, Ana Maria já o disse melhor e que ninguém o poderia resumir de forma mais perfeita: ser voluntário é por em prática, todos os dias e sem reservas, a sua máxima mais preciosa, “estar em toda a parte onde há bem a fazer e sofrimento a aliviar”.