Quadros de Valor e Excelência

Quadros de Valor e de Excelência

Criados a partir do ano letivo 1990/1991, os Quadros de Valor e Excelência, na sequência do Despacho Normativo n.o 102/90, de 12 de setembro, destinam-se a reconhecer as aptidões e atitudes dos alunos de alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário que tenham evidenciado valor e excelência nos domínios cognitivo, cultural, pessoal e social.

Disposições Comuns – Iniciativa de Propositura

Compete aos Diretores de Turma, ouvido o Conselho de Turma de avaliação de final do ano letivo, propor ao Diretor Pedagógico os alunos que reúnam as condições estabelecidas.

 


 

Quadro de Valor

O Quadro de Valor destina-se a reconhecer os alunos que revelem grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolvam iniciativas ou ações, igualmente exemplares, de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade no Colégio ou fora dele.

Critérios de Propositura do Quadro de Valor

1 – Em termos de propositura, são considerados três vetores que dizem respeito às três vertentes da escola, definida como Escola Católica Cultural, considerados no Plano Geral de Formação para cada ano letivo, entendendo-se por:

a) Escola – toda a atividade de caráter curricular e programático;
b) Católica – toda a atividade de aprofundamento e vivência da Fé cristã;
c) Cultural – toda a atividade relativa à temática cultural e aos clubes da Es- cola Cultural.

2 – São propostos todos os alunos que apresentem o seguinte perfil:

a) notável e evidente honestidade no assumir das tarefas escolares, nomea- damente pontualidade, assiduidade, verdade, solidariedade e persistência em vencer as dificuldades de aprendizagem;
b) profunda deferência e respeito para com os outros; aceitação e estima dos valores próprios e dos outros; atitudes de alegre serviço aos demais; defesa corajosa da verdade e da justiça; evidente perfil do aluno Cluny;
c) entusiástico empenhamento nas atividades culturais, manifestado quer através da pesquisa individual ou em grupo, quer na persistência em superar as dificuldades encontradas.

3 – Os alunos que tenham sido alvo, no presente ano letivo, da aplicação de qualquer medida disciplinar sancionatória ficam automaticamente excluídos da propositura do Quadro de Valor.

 



Quadro de Excelência

O Quadro de Excelência destina-se a reconhecer os alunos que revelem excelen- tes resultados escolares e produzam trabalhos académicos ou realizem atividades de excelente qualidade, quer no domínio curricular, quer no domínio da pastoral, quer no domínio das atividades da Escola Cultural.

Critérios de Propositura do Quadro de Excelência

1 – Para além do cumprimento dos critérios acima expostos no que diz respeito ao Quadro de Valor, deve ainda o aluno:

a) do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico obter média de nível cinco no final do ano letivo podendo ter nível quatro, no máximo, em duas disciplinas.
b) do Ensino Secundário obter uma média aritmética, arredondada às unida- des, de 18 Valores.

2 – Os Quadros são organizados por ano de escolaridade.
3 – Os alunos que tenham sido alvo, no presente ano letivo, da aplicação de qualquer medida disciplinar sancionatória ficam automaticamente excluídos da propositura do Quadro de Excelência.