Música
Desde há longos anos, que o departamento artístico em articulação com os professores de música, mantem uma atividade constante na organização e dinamização de saraus, espetáculos de música ou dança, audições musicais, eventos culturais ou de solidariedade social e na participação ativa nos diversos momentos orientados pela Pastoral como: celebrações litúrgicas, vigílias de oração, oração da manhã e encontros de reflexão. O Colégio conta, assim, com diversos grupos vocais e instrumentais, um clube de percussões e ensambles de guitarras, que funcionam em espaços específicos: auditório, salas de música, laboratório de música e estúdio de gravação.
Na vertente curricular e no que aos primeiros ciclos de aprendizagem diz respeito, a educação pela música e a integração da criança no universo de sons que a rodeia é o aspeto mais importante que se procura desenvolver. É este universo sonoro que mais interessa aos educadores, o ouvir e explorar, o experimentar e o compreender, faz parte da etapa que antecede a criatividade e a expressão pela música, nesta etapa procura-se utilizar a música como meio de formação global, na formação do ser e não o ensino do saber.
Mas a música faz parte do currículo escolar e a educação musical, também tem o seu caminho bem definido nas aulas, com a aprendizagem dos ritmos, melodias, tempos, compassos, leituras e técnicas instrumentais, objetivando as competências necessárias, traçadas pelo programa da disciplina.
Na Expressão e Educação Musical, a prática do canto constitui uma boa parte da formação, os coros do primeiro ciclo e a participação dos mesmos em diversas iniciativas de carácter pastoral e cultural, com as quais as crianças vivem momentos de profunda riqueza e bem-estar, constituem parte dos objetivos traçados para estes níveis de ensino e apresentados no início de cada ano nos respetivos planos de atividades.
São de facto estas experiência musicais que as crianças vão vivenciando dentro e fora do colégio, a melhor forma de proporcionar o desenvolvimento dos aspetos essenciais como por exemplo a voz, a postura, a confiança, a desenvoltura a par com o seu desenvolvimento global.
A vertente extracurricular promove outras aprendizagens. As crianças que mostram apetência, vocação e interesse, são acompanhadas num percurso mais técnico e especializado por um professor de música. Nesta vertente, é dada a possibilidade aos alunos de, por si ou em grupo, desenvolver projetos próprios, contando naturalmente com a ajuda do professor na escolha e domínio dos meios utilizados. São, fruto desta abertura, diversas iniciativas, das quais destacamos os concertos nos espaços do colégio e as audições musicais que incorporam alunos de diversos níveis. Daqui também resultam inúmeras performances que integram vários eventos no decorrer do ano: Saraus, datas festivas, campanhas solidárias, semana cultural entre outros.