2.º Ciclo
O Colégio da Rainha Santa Isabel assenta na pedagogia Cluny, onde se aposta na autodeterminação e no autodomínio. Procuramos que o aluno aprenda a conhecer-se e a saber educar a sua forma de ser e de estar, alicerçando o seu crescimento nas competências desenvolvidas no pré-escolar e no primeiro ciclo e construindo pilares que suportem a sua edificação pessoal no remanescente percurso escolar.
No Segundo Ciclo, educamos para liberdade e para a autonomia, através da responsabilização na realização de tarefas, de modo a desenvolver condições para a criação de um ambiente de qualidade com vista à formação de cidadãos responsáveis na sociedade do amanhã.
Tendo como base o Projeto Cultural “Constrói a Paz, cuida do Mundo!”, os alunos são convidados a explorar o tema proposto para este ano letivo de forma transversal, de modo a desenvolver um projeto efetivamente unificador de todos os conhecimentos e áreas do saber e do ser.
Especialmente direcionadas ao segundo ciclo, apresentamos as seguintes ofertas da escola:
– a disciplina de Raízes Greco-Latinas da Língua Portuguesa, que se estende até ao 8.º ano, e que abarca conteúdos de mitologia, etimologia e civilização, potenciando um considerável enriquecimento cultural, linguístico e artístico ao aluno;
– a disciplina de TIC, que proporciona a aquisição de competências básicas de programas de tratamento de texto, criação de apresentações, programação elementar/criação de jogos e utilização segura da Internet;
– as Oficinas de Português e de Matemática, que complementam de forma prática e lúdica os domínios exigidos nas respetivas disciplinas curriculares;
– os HistLab e Explora CN, onde se pretende que os alunos trabalhem uma vertente mais prática/experimental de História e de Ciências, numa vontade de ultrapassar desequilíbrios ou lacunas de aprendizagem e de desenvolver o gosto pelo conhecimento nestas áreas;
– o Art&nglish, oferta complementar para o 5.º ano, toma como ponto de partida as competências na área específica da Sensibilidade Estética e Artística, mediatizadas através da língua inglesa (nível A1+), possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural e linguística informada;
– a disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica, de frequência obrigatória em todo o percurso escolar, que promove a formação integral da Pessoa;
A nível Pastoral, o Segundo Ciclo dispõe, ainda, de um Dia com Jesus, em que cada ano é convidado a passar um dia de Reflexão, culminando numa (H)Ora com Jesus na capela do Colégio, um momento de intimidade com Jesus, onde cada ano participa e agradece o dom da Vida.
Para os interessados em aprofundar a sua vida cristã, o Colégio proporciona Catequese e prepara os alunos para a Celebração da festa do 2.º ciclo – a Profissão de Fé.
Participamos, ainda, nos diversos Concursos propostos a nível nacional, como “Uma Aventura …Literária”, no âmbito do Português, “Canguru” no âmbito da Matemática e as Olimpíadas da Cultura Clássica no âmbito das RGL em que os alunos nos têm orgulhado com excelentes resultados.
Como Complemento Curricular, estão à disposição dos alunos as seguintes atividades: Escola de Dança; Música; Teatro e GpT (Ginástica para Todos); .
A fim de mostrar os seus dotes artísticos, os alunos apresentam o que foram aprendendo, com especial destaque para a música, presente quer nas celebrações natalícias, quer nas Audições Musicais, quer ainda na festas de final de ano.
Apostamos num ensino de qualidade, formando crianças felizes e capazes de serem construtores da Paz e Cuidadores de um Mundo melhor!