1.º Ciclo

“O amor é o eterno fundamento da educação.”

Sempre com o olhar na figura da Madre Fundadora da Congregação, Ana Maria Javouhey, nobilíssimo exemplo de entrega e dedicação à Acão Missionária, desafiamos as nossas crianças à descoberta e desenvolvimento de todas as suas capacidades e de todo o seu potencial. Tendo por base os valores fundamentais do carisma Cluny, e num ambiente de confiança e alegria, espelha-se nelas o respeito profundo pela dignidade de cada SER, criado à imagem e semelhança de Deus.

Com propostas de atividades de caráter transversal, as crianças são convidadas a explorar o Tema Cultural proposto em cada ano letivo, de forma a construírem enriquecedores conhecimentos na área do saber Ser e Estar, capazes de responder aos desafios de cada época. Com especial enfoque na vertente artística, legado de Ana Maria Javouhey, educamos para a sensibilidade nas Artes Visuais, do Teatro, do Bailado e da Ginástica Artística, bem como na Música, em grupos Corais e Instrumentais. Destas vivências resulta a descoberta de maravilhosos talentos, traduzidos nos trabalhos expostos na grande Mostra Cultural. No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento são proporcionadas experiências, de forma a que as crianças desenvolvam competências e conhecimentos em várias vertentes. No que diz respeito às tecnologias, são desenvolvidas, de forma transversal, as competências das TIC, no sentido de dar resposta às exigências do mundo atual.

O 1.º Ciclo dispõe, ainda, de Salas de Estudo, para que os alunos que necessitem possam fazer os trabalhos de casa.

O ano letivo é enriquecido com Vigílias de Oração, Festas da Catequese, vivência do Advento e Quaresma e atividades comemorativas alusivas a datas especiais. Para além disso, as aprendizagens são complementadas com visitas de estudo, partilha de experiências entre pares, palestras sobre diferentes temas, entre outras.

No final de cada ano letivo é proporcionado um divertido Campo de Férias. Ao longo de três semanas são desenvolvidas atividades diversificadas no âmbito das vertentes pedagógica (com visitas, ateliers, …) e social (convívio, desporto, partilha de talentos, campanhas de solidariedade, desafios, …), que a todos enriquecem. A alegria é bem visível no sorriso de cada criança!