EXAMES NACIONAIS
Solicitamos a leitura da seguinte informação, relativa ao Ensino Secundário e a
– processo de consulta e reapreciação das provas e exames da 2.ª fase
– pedido da Ficha ENES/Certificados.
11.º ANO
Concluída a 2.ª Fase das Provas e Exames Nacionais 2024, vimos informar o seguinte:
1– As pautas com as classificações das Provas e Exames Nacionais realizados na 2.ª Fase serão afixadas no Colégio, segunda-feira, 5 de agosto, pelas 9h, sendo esta a única forma de divulgação dos resultados dos alunos.
2 – Pedidos de Consulta de Prova (pontos 48, 49 e 50 da Norma 2/JNE /2024):
a) O período de Pedidos de Consulta de Provas decorrerá nos dias 5 e 6 de agosto;
b) Os modelos referentes ao processo de consulta devem ser preenchidos em formato digital, disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos (Modelo 09/JNE editável);
– devem ser descarregados, preenchidos pelo Encarregado de Educação ou pelo próprio aluno, quando maior, dirigidos à Diretora Pedagógica e enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico: consultas_reapreciacoes_exames@crsi.pt;
– deve ser preenchido um modelo 9/JNE para cada Código/Prova que deseja consultar;
3 – Pedidos de Reapreciação de Prova (ponto 51 da Norma 02/JNE/2024):
3.1) O período de Pedidos de Reapreciação de Provas decorrerá nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia:
* provas facultadas a 05.08 – o pedido de reapreciação tem de entrar até dia 07.08
* provas facultadas a 06.08 – o pedido de reapreciação tem de entrar até dia 08.08
* provas facultadas a 07.08 – o pedido de reapreciação deve entrar até dia 09.08
3.2) Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem ser preenchidos em formato digital, disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos (Modelo 11/JNE e Modelo 11-A/JNE editáveis; quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.
– os modelos devem ser descarregados e preenchidos ou, caso prefiram, impressos, preenchidos à mão, digitalizados e enviados;
– no modelo 11-A/JNE deve preencher todos os campos solicitados (1, 2, 3, 4, 5 e 6, este último caso se aplique):
– depois de completamente preenchidos, os modelos 11 e 11-A do JNE devem ser enviados, juntamente com o comprovativo de pagamento de 25 euros* para o seguinte endereço de correio eletrónico: consultas_reapreciacoes_exames@crsi.pt
– a todos os pedidos será acusada a respetiva receção.
*A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento (encargo de 25 euros por exame).
3.3) Caso pretenda, pode optar por preencher o Modelo 11/JNE, imprimir, assinar e entregar presencialmente, na Secretaria do Colégio, juntamente com o comprovativo do pagamento, devendo dar essa informação no mail de envio da alegação.
3.4) De notar que a prova é reapreciada sempre na sua totalidade, independentemente do número de questões invocadas pelo requerente.
3.5) Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e/ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE (https://www.dge.mec.pt/modelos) devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia. [Esta situação pode levar a nova correção para averiguar o erro da soma/classificação]
4. O envio dos documentos por mail (para pedidos de consulta e pedidos de reapreciação) deve respeitar o horário administrativo (9h – 17h).
12.º ANO
Concluída a 2.ª Fase das Provas e Exames Nacionais 2024, vimos informar o seguinte:
1– As pautas com as classificações das Provas e Exames Nacionais realizados na 2.ª Fase serão afixadas no Colégio, segunda-feira, 5 de agosto, pelas 9h, sendo esta a única forma de divulgação dos resultados dos alunos.
2 – Pedidos de Consulta de Prova (pontos 48, 49 e 50 da Norma 2/JNE /2024):
a) O período de Pedidos de Consulta de Provas decorrerá nos dias 5 e 6 de agosto;
b) Os modelos referentes ao processo de consulta devem ser preenchidos em formato digital, disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos (Modelo 09/JNE editável – em anexo);
– devem ser descarregados, preenchidos pelo Encarregado de Educação ou pelo próprio aluno, quando maior, dirigidos à Diretora Pedagógica e enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico: consultas_reapreciacoes_exames@crsi.pt
– deve ser preenchido um modelo 9/JNE para cada Código/Prova que deseja consultar;
3 – Pedidos de Reapreciação de Prova (ponto 51 da Norma 02/JNE/2024):
3.1) O período de Pedidos de Reapreciação de Provas decorrerá nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia:
* provas facultadas a 05.08 – o pedido de reapreciação tem de entrar até dia 07.08
* provas facultadas a 06.08 – o pedido de reapreciação tem de entrar até dia 08.08
* provas facultadas a 07.08 – o pedido de reapreciação deve entrar até dia 09.08
3.2) Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem ser preenchidos em formato digital, disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos (Modelo 11/JNE e Modelo 11-A/JNE editáveis – em anexo; quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.
– os modelos devem ser descarregados e preenchidos ou, caso prefiram, impressos, preenchidos à mão, digitalizados e enviados;
– no modelo 11-A/JNE deve preencher todos os campos solicitados (1, 2, 3, 4, 5 e 6, este último caso se aplique)
– depois de completamente preenchidos, os modelos 11 e 11-A do JNE devem ser enviados, juntamente com o comprovativo de pagamento de 25 euros* para o seguinte endereço de correio eletrónico: consultas_reapreciacoes_exames@crsi.pt
– a todos os pedidos será acusada a respetiva receção
*A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento (encargo de 25 euros por exame).
3.3) Caso pretenda, pode optar por preencher o Modelo 11/JNE, imprimir, assinar e entregar presencialmente, na Secretaria do Colégio, juntamente com o comprovativo do pagamento, devendo dar essa informação no mail de envio da alegação.
3.4) De notar que a prova é reapreciada sempre na sua totalidade, independentemente do número de questões invocadas pelo requerente.
3.5) Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e/ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE (https://www.dge.mec.pt/modelos) devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia. [Esta situação pode levar a nova correção para averiguar o erro da soma/classificação]
4. O envio dos documentos por mail (para pedidos de consulta e pedidos de reapreciação ou pedidos da ficha ENES) deve respeitar o horário administrativo (9h – 17h).
5 – Fichas ENES: As fichas ENES e os Certificados só estarão disponíveis a partir da data referida no aviso afixado junto às pautas. Estes são emitidos mediante pedido enviado para o seguinte endereço de correio eletrónico: fichasenes@crsi.pt
NOTA 1: a ficha ENES que for disponibilizada online tem necessariamente de ser levantada na Secretaria do Colégio, para efeitos de matrícula no ensino superior uma vez que para ser válida, requer assinatura e selo branco (encargo de 1,5 euros a regularizar no momento do levantamento do documento)
NOTA 2: para proceder ao pagamento dos encargos da ficha ENES, deverá possuir o cartão de aluno do Colégio ativo e carregado.
NOTA 3: só será dado andamento ao pedido da Ficha ENES, com o envio do comprovativo do pagamento, devidamente identificado.
Para o pagamento, o procedimento é o seguinte:
1. Aceder a: https://inovar.crsi.pt/UnicardSIGE-Portal/ usando o n.º do cartão e o respetivo código (primeiros 4 dígitos do CC do aluno).
2. Consultar o saldo disponível (visível no canto superior direito). Caso necessite, poderá proceder ao respetivo carregamento usando o menu: Carregamentos.
3. Aceder ao menu Documentos -> Disponíveis -> Selecionar FICHA ENES no botão verde (à direita).
4. Obter comprovativo acedendo ao menu Movimentos -> Download (seta verde à direita).
5. Efetuar o pedido de ficha ENES para o e-mail: fichasenes@crsi.pt anexando o respetivo comprovativo de pagamento.
Caso o aluno não possua cartão do Colégio terá de se dirigir aos serviços de Tesouraria, a fim de efetuar o pagamento no tempo devido.
Desejamos, a todos, os maiores sucessos e felicidades!
Modelos 11/JNE e 11-A/JNE
modelo_09_2024e_0
modelo_10_2024e_0
modelo_11_2024e
modelo_11_a_2024e