Campanha “Close the Care Gap” – Por cuidados mais justos
Criado em 2000, o DMC pretende capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública – o cancro.
Morrem, anualmente, cerca de 10 milhões de pessoas por cancro, o equivalente à população de Portugal.
Os especialistas estimam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas.
No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente.
O acesso a diagnóstico precoce e a tratamentos oncológicos deve ser igual para todos, independentemente do seu nível de instrução, rendimento ou o local de residência.
Infelizmente, nem todos têm acesso aos cuidados de que necessitam.
Vamos mudar isto! Juntos, vamos chamar a atenção para a necessidade de garantirmos “cuidados mais justos” para todos.
O Colégio Rainha Santa Isabel está a participar no Desafio 5K, no âmbito da campanha “Por cuidados mais justos”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Entre 28 de janeiro e 11 de fevereiro, os membros da comunidade educativa podem colaborar fazendo 5 quilómetros a caminhar, a correr, a pedalar… e ajudar a divulgar a mensagem:
“Independentemente de quem somos ou onde vivemos, todos merecemos ter acesso a informações e cuidados de qualidade na prevenção, diagnóstico e tratamento de cancro.”
Vamos ajudar a levar esta mensagem a dar a volta ao mundo (cerca de 40000 km)!
Na primeira semana, a comunidade educativa do CRSI contribuiu com 1650,87 km. Em conjunto com outras instituições, já completámos 3 das 9 etapas. Começámos por ir até à Suíça (2131 km). Daí fomos até à Suécia (2013 km), depois até ao Líbano (5036 km) e agora estamos a caminho da Malásia!
De associações de luta contra o cancro destes países, recebemos as seguintes mensagens:Janine Huguenin, da UICC – Union for International Cancer Control
Mais ainda há muitos quilómetros pela frente e informação para divulgar.
Vamos dar a volta ao mundo! Vamos dar a volta ao cancro!