DIA ESCOLAR PELA NÃO VIOLÊNCIA E PELA PAZ
30 JAN 2024
Exposição: A Arte pela Não violência e pela Paz
As Artes Visuais e o 1.º Ciclo do Colégio da Rainha Santa Isabel também participam na exposição com a Árvore da Reconciliação, símbolo de resiliência e superação, num mundo de adversidades.
Os troncos, feitos de policloreto de vinil e materiais compósitos, representam ferros retorcidos, evocam as experiências difíceis da vida, também as guerras e os conflitos, oriundos de diferenças ideológicas, culturais, económicas ou de território, aspetos que representam para o Homem desafios complexos.
Somos afrontados tal qual a flor que procura brotar do terreno árido e inóspito, revelando que, mesmo em situações difíceis ou desafiadoras, algo bonito e vibrante pode florescer.
Este sinal de resiliência e beleza que traduz a capacidade de encontrar a graciosidade e a vitalidade mesmo nos meios mais adversos, encoraja-nos para a construção de pontes entre diferentes culturas, religiões e perspetivas para promover a Paz e a cooperação global.
Somos convocados a trabalhar juntos para superar divisões e contribuirmos para um mundo mais unido, baseado em valores de justiça, solidariedade e compaixão.
Somos convidados a refletir sobre os valores como Amor, Compaixão e o Serviço aos outros assim como promover a justiça e contribuir para o bem-estar da comunidade onde nos inserimos. Estes princípios são formas de refletir a luz de uma fé ativa.
Num contexto mais amplo, envolve-nos no agir com ética, empatia e responsabilidade, procurando fazer a diferença no mundo de forma positiva e conciliadora.
A Árvore da Reconciliação simboliza, portanto, o crescimento, vida e renovação, desafiando-nos a transformar obstáculos em força e beleza.