No dia 27 de janeiro assinalou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Esta data celebra a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau e tem por objetivo homenagear as vítimas do nazismo. Porque o Holocausto constitui um dos maiores crimes da história da Humanidade, o propósito deste dia é fazer com que o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos nazis não caia no esquecimento.
Como escola associada da UNESCO, o Colégio da Rainha Santa Isabel não podia deixar de se agregar a este importante evento implementado por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), aprovada a 1 de novembro de 2005. Esta efeméride procura promover a educação para a tolerância e para a paz, bem como alertar para a necessidade do combate ao antissemitismo, ao negacionismo e à desinformação em relação ao Holocausto.
Por estes motivos, na oração da manhã da passada 5.ª feira, toda a Comunidade Educativa foi convidada a fazer 1 minuto de silêncio em memória das vítimas do Holocausto. No Recreio de São José esteve patente uma pequena exposição sob a orientação Departamento de Ciências Sociais e Humanas.