TORNEIO DE DEBATES

TORNEIO DE DEBATES 2023

A 2.ª edição do Torneio de Debates do CRSI nasce como desígnio de dar voz ao nosso Tema Cultural – «DEUS CONFIA-TE O MUNDO. AMA-O! PROTEGE-O! TRANSFORMA-O!». No âmbito desta última exortação para transformar o mundo, que não podia estar mais em sintonia com o exemplo dado pela vida e obra da nossa Madre Fundadora, o Torneio de Debates procura ajudar a despertar nos alunos um olhar atento sobre o Homem e a sociedade que o rodeia no sentido de reforçar a sua vontade de intervenção cívica para a construção de um mundo melhor. Neste pressuposto, procurando promover valores tão importantes como são os da cidadania, da participação política ativa, da tolerância, do desenvolvimento do interesse por várias áreas do conhecimento que vão da Língua Portuguesa à Ciência Política, da Economia, às Relações Internacionais, da Filosofia às Ciências, a atividade de debater não só desenvolve o pensamento crítico, as competências de comunicação, de argumentação lógica e de diálogo, de pronúncia e de dicção, mas também ajuda a manter o equilíbrio diante de situações incómodas, melhora a nossa capacidade de escuta e de retenção de informações, reforça a nossa autoconfiança ao mesmo tempo que nos mostra que é importante saber discordar. Com efeito, os conteúdos das redes sociais deixam claro que uma parcela significativa da população não sabe lidar, escutar ou respeitar opiniões contrárias. Por este motivo, treinar a habilidade de escutar e conviver com aquilo de que não se gosta é uma tarefa permanente que esta iniciativa poderá ajudar a desenvolver. Para além do mais, e porque sozinhos ou a falar com pessoas que só concordam connosco, caímos facilmente na veneração do edifício das nossas certezas, ao impormos a nós mesmos o desafio de entrar num debate para tentar convencer os outros com argumentos racionais e bem sustentados, de encontrar os equívocos nos seus argumentos ou deixá-los procurar as falhas dos nossos, não só testamos a eficácia das nossas ideias como também saímos todos bastante mais enriquecidos.

Todas as competências atrás referidas são muito valorizadas pelo mercado de trabalho, oferecendo uma vantagem preciosa sobre outros candidatos. O perfil de saber debater, no âmbito das chamadas soft skills, é bastante procurado, não apenas pelas grandes empresas multinacionais mas também por todas as instituições que necessitem de alguém com competências de liderança, ao abrigo das quais, saber falar em público e estruturar pensamentos em forma de bons argumentos, se revela uma ferramenta cada vez mais importante. Sabem qual é a característica que têm em comum a apresentadora Oprah Winfrey, o músico Bruce Springsteen, o criador do Twitter Jack Dorsey ou diversos presidentes dos Estados Unidos, como Richard Nixon, Jimmy Carter ou Barack Obama? O facto de, no ensino secundário, terem participado com sucesso em torneios como este.

Não, não se preocupem, não pensem que com este tipo de iniciativas em particular, e com a oferta educativa que todos neste Colégio nos esforçamos por facultar, pretendemos formar líderes mediáticos ou estrelas do mundo do amanhã, como aquelas que acabei de mencionar…longe de nós depositar em vós expetativas tão ambiciosas…bem, se calhar um bocadinho…Acima de tudo, temos uma solicitação a fazer-vos. Uma vez que, no futuro, Deus vai continuar a confiar-vos o mundo…o único pedido que vos fazemos…na verdade, não é bem um pedido, é mesmo uma exigência…é a de que continueis a AMÁ-LO! A PROTEGÊ-LO! e a TRANSFORMÁ-LO!