VISITA DE ESTUDO À LOUSÃ

VISITA DE ESTUDO À LOUSÃ

A Bíblia diz-nos que “Deus tomou o Jardim do Éden para que o cultivasse e guardasse” (Gen,15). 

Sem chuva, quando tudo fazia crer o contrário, com muita alegria e grandes expetativas, no dia 24 de setembro, os alunos do 5.º ano, acompanhados por algumas professoras, partiram rumo à bonita vila da Lousã.

Queríamos mergulhar na Natureza, olhar de perto a relação do Homem com o seu meio, ver como é possível evoluir sem destruir a Criação.

Assim, logo pela manhã, visitámos o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, onde o seu espólio de carácter etnográfico e não abrangendo apenas a região, revela instrumentos relacionados com a agricultura e sistemas de atrelagem.

Foi interessante verificar como o Homem pode transformar, sem violentar o meio natural. Atividades económicas, tradições da região estão presentes e fazem-nos pensar na luta do Homem pela sobrevivência, mas também na relação harmoniosa com o Mundo.

De tarde, subimos até ao Castelo, onde, entre dissertações históricas, explicações sobre arquitetura militar, a lenda da Princesa Peralta, que ainda por ali vagueia nas noites de agosto, agradecemos aos nossos antepassados pela preservação deste monumento.

Oliveiras, castanheiros, carvalhos, as piscinas naturais na ribeira de S. João… e, mais acima, a Ermida da Senhora da Piedade, recordando que não somos apenas criaturas da Natureza. Somos, todavia, eleitos,  para Amar e Proteger.