IESO – MEDALHA DE OURO

Alunos do CRSI alcançam medalha de ouro em competição científica internacional (IESO 2021)

A International Earth Science Olympiad (IESO) é uma competição científica mundial onde participam os melhores alunos de cada país na área das Ciências da Terra (Geologia, Geofísica, Geoquímica, Astronomia, Oceanografia, entre outras).

Este ano, o João Pedro Faria e o Luís Pedro Macedo, do Colégio Rainha Santa Isabel, de Coimbra, foram apurados nas Olimpíadas Portuguesas da Geologia, em que participaram mais de 5000 alunos de todo o país, para representarem Portugal na 14.ª edição da IESO, que decorreria na Rússia, mas que acabou por ser em formato online, entre 25 e 30 de agosto, devido à pandemia COVID-19.

Nesta edição participaram 185 estudantes de 34 países de todos os continentes. Portugal participou em 3 provas: 1 teste individual de 4 horas, 1 prova para equipas internacionais e 1 prova (apresentação) para as seleções nacionais de cada país. Na prova individual, o Luís, o João e ainda um colega seu conseguiram medalhas para Portugal. Na prova para as equipas internacionais, Portugal arrecadou outra medalha. E na prova para as seleções nacionais, a apresentação realizada pelos 4 estudantes portugueses foi altamente apreciada e premiada com uma medalha de ouro!

A seleção portuguesa que participou na IESO 2021, e da qual faziam parte o Luís e o João, protagonizou a melhor prestação de sempre de Portugal nesta competição! O CRSI felicita orgulhosamente os seus alunos pelos brilhantes resultados alcançados!