CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO – 11.ºA2

Vivemos tempos incertos, mas sobretudo inesperados, em que o medo parece dominar todas as nossas ações. Para além dos receios pré-existentes, somos agora assoberbados por novos medos com os quais nunca pensámos ter que nos preocupar. 

É preciso espantar estes medos aterradores e trocá-los pela coragem, mas sobretudo, pela esperança de dias melhores! 

Com isto em mente, assim como o tema cultural deste ano (Não Tenhais Medo!) na terça-feira, dia 12 de Janeiro, a nossa turma, 11ºA2, encorajada pela Diretora de Turma, a professora Isabel Saraiva, decidiu começar o dia de forma diferente.

Na aula de Cidadania e Desenvolvimento, a turma dirigiu-se aos jardins do colégio (ao pé do laboratório de química), onde partilhámos uma oração ao ar livre. Para iniciar, fizemos uma pequena cerimónia em que queimámos papéis onde tínhamos previamente escrito o que nos aterrorizava. Esta ação simbolizou a nossa libertação das correntes do medo, que nos prendem e paralisam. Já um pouco mais leves, dirigimo-nos aos jardins das Irmãs. Lá, testemunhámos o milagre da criação e demos graças pela mesma, assim como pelo momento que vivíamos em si, que demonstra como, mesmo em tempos escuros, a felicidade encontra formas de aparecer. 

Seguimos para as aulas do dia com o coração cheio e sem dúvida que um bocadinho mais corajosos, acalentados pela força anímica que recolhemos desta oração e uns dos outros.