EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Exposição patente na Galeria do Café Santa Cruz – Coimbra, durante o mês de Janeiro

Este trabalho visa sensibilizar a Comunidade Educativa para uma realidade, muitas vezes oculta, dos nossos tempos.
As imagens que os alunos de Artes Visuais apresentam refletem histórias reais e ficcionadas de violência de género.
A caracterização foi desenvolvida no contexto das disciplinas de Desenho e Oficina de Artes, no âmbito do Workshop de Caracterização Cinematográfica – Rita Catita Pro Make-up School https://www.facebook.com/ritacatitapromakeupschool

COMEMORAÇÃO OFICIAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

O combate contra a violência de género tem uma importante dimensão política. A educação e uma resposta adequada da justiça, evita a impunidade e são importantes chaves para lutar contra a violência que oprime as mulheres. Atingir a igualdade de género passa, necessariamente, por «transformar as regras sociais» e os papéis que subordinam a mulher.

Mais de um terço das mulheres em todo o mundo sofreu violência física ou sexual em algum momento da sua vida.

Embora tais violências passem, na maioria das vezes, despercebidas, não são totalmente desconhecidas. Estima-se que, atualmente, 35% das mulheres no mundo sofrem violências físicas. Em alguns países, 70% das mulheres foram vítimas de violências físicas ou sexuais, por parte do seu parceiro – e este número não inclui os casos de assédio.

Cerca de metade dos feminicídios no mundo são cometidos por um parceiro íntimo ou um familiar. Cento e vinte milhões de raparigas de menos de 20 anos foram vítimas de violência sexual, pelo menos uma vez na vida. Duzentos milhões de mulheres atualmente vivas sofreram de mutilação genital, geralmente antes dos cinco anos.

A erradicação das violências contra as mulheres é uma luta que faz parte de uma ambição mais vasta: a de um mundo onde a mulher não tenha menos direitos, menos oportunidades nem menos escolhas por ser mulher. Neste Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a UNESCO reafirma o seu firme compromisso, junto das mulheres do mundo inteiro, e apela a todos os seus parceiros, para que intensifiquem os seus esforços nesta luta, em que o que está em causa é, nada menos, do que a nossa dignidade coletiva e a nossa humanidade.

Audrey Azoulay

Azoulay, Audrey (2018) Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/noticias/mensagem-da-diretora-geral-da- unesco-por-ocasiao-do-dia-internacional-para-a-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres [07 de janeiro de 2020]