1.º Ciclo

“O amor é o eterno fundamento da educação.”

Sempre com o olhar na figura da Madre Fundadora da Congregação, Ana Maria Javouhey, nobilíssimo exemplo de entrega e dedicação à Acão Missionária, desafiamos as nossas crianças à descoberta e desenvolvimento de todas as suas capacidades e de todo o seu potencial. Atraídas pelas virtudes de Ana Maria Javouhey, e num ambiente de confiança e alegria, espelha-se nelas o respeito profundo pela dignidade de cada SER, criado à imagem e semelhança de Deus.

Com propostas de atividades de caráter transversal, as crianças são convidadas a explorar o Tema Cultural proposto em cada ano letivo de forma a dotá-las de enriquecedores conhecimentos na área do saber Ser e Estar, capazes de responder aos desafios de cada época. Com especial enfoque na vertente artística, legado de Ana Maria Javouhey, educamos para a sensibilidade nas Artes Visuais, do Teatro, do Bailado e da Ginástica Artística, bem como na Música, em grupos Corais e Instrumentais, de onde resulta a descoberta de maravilhosos talentos traduzidos nos trabalhos expostos na grande Mostra Cultural.

O 1.º Ciclo dispõe, ainda, de Salas de Estudo: uma sala por cada ano de escolaridade, supervisionadas pelos respetivos pares pedagógicos, onde os alunos podem fazer os trabalhos de casa e esclarecer dúvidas.

Ao longo do ano letivo, as aprendizagens são enriquecidas com visitas de estudo, partilha de experiências entre pares, palestras sobre diferentes temas, Vigílias de Oração, Festas da Catequese, vivência do Advento e Quaresma e atividades comemorativas alusivas a datas especiais, tais como o Dia do Pai, Dia da Mãe, Aniversário da Madre Fundadora, Santos Populares, Dia da Alimentação, Dia da Criança, Dia do Jazz, …entre outras.