Parceria com a Alliance Française

À semelhança do ano passado, decidimos dar continuidade à nossa parceria com a Alliance Française, que consideramos uma mais-valia para os nossos alunos. Pretendemos afirmar-nos como uma escola inovadora, aberta ao mundo, investindo em parcerias internacionais, e, por conseguinte, no ensino das línguas.

Constatamos, atualmente, que Portugal é um dos países da EU com menos alunos do secundário a aprender duas línguas estrangeiras, menos de 10%, quando a média na União Europeia é de 51,2% (dados de maio de 2017). A vontade de aprender uma segunda língua estrangeira continua a ser bastante baixa”, aponta a Comissão Europeia num documento divulgado a propósito do estudo da rede Eurydice e na qual o comissário para a Educação e Juventude, Tibor Navracsics, enfatiza o seguinte: “Falar diferentes línguas tornou-se uma competência essencial na Europa, não só para encontrar trabalho como também para participar na sociedade”.

Uma língua não se esgota em palavras e regras gramaticais, carrega consigo a alma e a cultura de todo um povo, abrindo novos horizontes e novas perspetivas. Falar inglês não basta, é fundamental dominar uma segunda língua, para entrar no mercado de trabalho atual, cada vez mais globalizado. Atualmente, 20% das trocas comerciais da economia portuguesa fazem-se com países francófonos, sendo a França o terceiro parceiro comercial de Portugal. A França assume, inquestionavelmente, um papel essencial no fortalecimento da economia portuguesa, ocupando um lugar de destaque em termos de investimento. Além disso, a França, Bélgica, Suíça e Canadá são países desenvolvidos na vanguarda da inovação e da investigação científica etecnológica. Neste contexto, aprender francês torna-se uma mais-valia, tanto mais sendo o francês uma das línguas de trabalho por excelência das organizações internacionais (ONU, EU, UNESCO, OTAN, CRUZ VERMELHA…), falada em todos os continentes, com mais de 274 milhões de falantes em todo o mundo.

Tem-nos sido endereçados, ao longo dos últimos anos, vários convites para participar em Intercâmbios Internacionais.

Recebemos no final do ano letivo transato, uma proposta de Intercâmbio com uma escola de Varsóvia, na Polónia, “École des Soeurs de LaSainte Famille de Nazareth”, onde a preferência é dada à língua francesa. O inglês funcionará como língua de apoio, para esclarecimentos, contudo o idioma oficial será o francês.

Fomos também convidados a participar com um grupo de alunos no campo de férias de Buzau, na Roménia, um campo de férias francófono, que se realizará no final do ano letivo.

À semelhança do ano anterior, o nosso colégio foi convidado a participar no encontro internacional de jovens de 2019, promovido pela organização “Échanges Internationaux”, sobre educação para a Não-Violênciae para a Paz.Este Seminário terá lugar em Toulouse, de 5 a 11 de maio de 2019.

Por fim, a nossa escola foi honrada com o convite da OIEC para participar no Congresso Mundial da OIEC NYC 2019 – EDUCATIO SI, subordinado ao tema: Éduquer à l’humanisme solidaire pour construir une civilisation de l’amour, onde a língua de trabalho será, mais uma vez, o francês.Escolas de todo o mundo estarão presentes neste congresso, estando representados 107 países no total.  A conclusão deste congresso, agendado para junho de 2019, terá lugar na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

É de referir que todas estas parcerias, encetadas a pensar no futuro dos nossos educandos, serão certificadas, respetivamente, pelas entidades organizadoras.

Por todos os motivos apresentados, apostamos forte no ensino da língua francesa no nosso colégio. A nossa parceria com a ALLIANCE FRANÇAISE permite-nos ter acesso a certificação, uma vez que as aulas serão dadas, aqui no colégio, por professores da Alliance, que se deslocarão ao colégio para esse efeito. Trata-se de aulas com certificação, que permitem aos alunos apresentar-se a exames, ficando os resultados atestados em diploma vitalício.