Olimpíadas Portuguesas de Geologia

Fase Regional: 17 Março 2018

No dia 17 de março de 2018, sábado, terão lugar as provas da Fase Regional das OPG 2018, tendo como escola anfitriã da Região Centro o Colégio da Rainha Santa Isabel.

Nesta fase estarão em competição os 140 alunos olímpicos que alcançaram os melhores resultados nas 47 escolas concorrentes da região e serão apurados os representantes para a Fase Final a decorrer a 26 e 27 de maio de 2018 na Universidade de Évora.

Os três alunos vencedores desta edição, irão representar Portugal nas International Earth Sciences Olympiads (IESO 2018), na Tailândia de 8 a 17 de agosto.

O dia compreenderá visitas ao Exploratório da parte da manhã e, durante o decorrer da prova, contará com uma palestra proferida pelo Professor José Carlos Kullberg (FCT/UNL) com o título: “A Tectónica de Placas explicada através do Ciclo de Wilson – uma Proposta Pedagógica” para professores.

A organização cabe ao Colégio da Rainha Santa Isabel, com participação do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra, articulados com a Sociedade Geológica de Portugal.

As “Olimpíadas Portuguesas de Geologia” são concursos anuais que visam a resolução de questões teóricas e problemas práticos de Geologia, dirigidos aos estudantes do 11º ano do ensino secundário português e organizados pela Sociedade Geológica de Portugal (SGP).