CRSI abre portas em Semana Cultural

Momento mais emblemático da instituição culmina sábado com “Dia Aberto”.
Próximos dias estão recheados de actividades desportivas e artísticas.

Notícia Diário de Coimbra

Desporto, teatro, palestras, exposições, visitas. Os próximos dias serão cheios de actividades no Colégio Rainha Santa Isabel (CRSI) onde, até sábado, estará a decorrer mais uma edição da Semana Cultural, considerado o momento mais emblemático da instituição, onde é evidenciado, com os mais diversos eventos, «o perfil de escola cultural católica que define a identidades distintiva» daquele estabelecimento de ensino.

“Sê semeador de Vida e de Beleza” é o tema que orienta todas as actividades desta edição, que culmina, no próximo sábado, com um “Dia Aberto” a todos quantos queiram visitar o colégio e assistir à cerimónia de encerramento da Semana Cultural. Até lá, não faltam demonstrações da vida cultural e desportiva do colégio, envolvendo toda a comunidade, desde as crianças do pré-escolar aos alunos do 12.º ano, passando por associações de pais e de estudantes e visitantes em geral.

A semana começa com o Torneio de Futebol Interturmas, tanto masculino, como feminino, para alunos do 2.º Ciclo ao Secundário. Ao mesmo tempo, hoje e amanhã, as turmas do 7.o e 8.º ano apresentam as suas peças de teatro, levando ao palco “Romeu e Julieta”, “Os Cigarras e os Formigas”, “Médico à Força” e “A Tempestade”.

Depois, ao longo da semana, serão vários os temas em debate, em diferentes palestras programadas, nas quais participarão especialistas nas áreas de “Bullying e Cyberbullying”, “Tu É que Decides”, “Tráfico de Seres Humanos”, “Segurança na Internet”, “Prevenção Rodoviária”, “Alimentação e Hábitos de Sono – Sementes que Germinam”, todos eles temas pertinentes para a população mais jovem.

Na quarta-feira estão previstas actividades como “Laboratório Aberto”, enquanto que uma turma do 8.º ano falará, na quinta-feira, sobre a temática da reflorestação de uma área ardida em Ceira. Na sexta-feira, as crianças do pré-escolar farão a Oração da Sementinha e a Associação de Pais dinamizará uma actividade que envolverá a plantação de uma Gingko Biloba. A tarde de sexta-feira será ainda ocupada com o tradicional torneio Interturmas de Dança.

Ao longo da semana, toda a comunidade educativa estará ainda envolvida na preparação dos trabalhos para a exposição final, que será apresentada no sábado, a partir das 15h00, numa visita que culminará, pelas 18h00, com o Sarau Cultural, no qual serão apresentadas as performances desportivas e artísticas dos alunos.

Haverá ainda, durante a semana, várias actividades desportivas e recreativas, estando marcada para quarta-feira de manhã a visita da equipa coordenadora do PAFC, Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, que irá «testemunhar a dinamização deste projecto na escola, já reconhecido como exemplar», refere a instituição.

Notícia Diário de Coimbra