O Período Medieval

O Período Medieval:
Contextualização histórico-literária e artística

Decorreu no dia 28 de setembro, no ​auditório Ana Maria Javouhey, uma palestra com o tema: O Período Medieval: Contextualização histórico-literária e artística”,  para alunos do 10.º ano, integrada no Projeto de autonomia e flexibilidade curricular.

Na verdade, ​tratou​-se de um momento de grande aprendizagem, na medida em que o tema se encontra integrado no programa curricular da disciplina de Português. O orador  foi o Dr. Paulo Lavoura, professor de História ​da nossa casa.

Tendo como tema “O Período Medieval: Contextualização histórico-literária e artística”, ​a conversa com os alunos focou, entre outros aspetos, os valores culturais da Idade Média; a ​periodização da poesia trovadoresca e os agentes difusores da poesia trovadoresca [trovadores; jograis], numa ilustre e clara​ contextualização histórico-literária desta época​, sem deixar de referenciar a arte, nas vertentes da arquitetura e da pintura, no contexto das produções de natureza essencialmente religiosa.

A riqueza desta palestra deveu-se, acima de tudo, à brilhante ligação entre a história, a literatura e a arte, dando a conhecer aos alunos todo o ambiente vivido pelos trovadores, protagonistas das Cantigas Trovadorescas.

Foi, seguramente, mais um momento de enorme valor para todos os alunos, que se revelaram muito atentos e interessados durante toda a palestra.